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sexta-feira, 14 de outubro de 2011

TRABALHANDO COM O CONTO: Uso do conto na educação infantil

Produção Textual Interdisciplinar do 4° Semestre apresentado a da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL.

Autor: Augusto Junior de oliveira

email: augustoegocultural@hotmail.com

msn: augustoguhpedagogo@hotmail.com

apresentação

Para este relato foi utilizado o livro Esconde-esconde: Animais brincalhões de Júlio César Silva. Trata de um conto simples, sobre animais que brincam de se esconder. Foram apresentados três livros para a criança e ela escolheu o referido livro. É um livro com texturas que uso na educação especial. Contem uma muitas ilustrações e poucas palavras, além de ter as texturas, sendo assim um bom livro para usar com crianças que ainda não foram alfabetizadas, permite desenvolver a cores, texturas e ludicidade. Foi escolhido este livro porque atua em tanto no lúdico quanto to visual e tátil, favorecendo o processo de aprendizagem.

Esconde-esconde dos animais trabalha a formação de conceitos necessários para o inicio da alfabetização. Usa palavras e frases simples, mais fáceis de assimilar, com as


Este trabalho se relaciona co texturas aproximamos as crianças de um paralelo com a realidade, o que facilita a formação de conceitos. Logo na primeira pagina do conto nos é apresentado

m o eixo integrador do 4° semestre na medida em que principia o trabalho e as metodologias que serão utilizadas no desenvolvimento do processo de aprendizado. Fazendo uso do “conto infantil” como ferramenta essencial para iniciação educacional. Observamos que a visão de criança vem mudando muito do decorrer da historia educacional do país e do mundo. A criança já é vista como um ser formador de opiniões na sociedade capitalista atual.

Ela esta rodeada de informações para assimilar, causando muitas vezes certa turbulência e excessos; há uma infinidade de brinquedos, jogos, livros, internet, filmes e a programação da televisão. O processo de aprendizagem é algo que já esta com a criança desde o momento em que ela nasce, quando começa a se perceber no mundo e quando começa a perceber o mundo ao seu redor.

RELATO: TRABALHANDO COM O CONTO:

USO DO CONTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Caro leitor este estudo foi feito com base na apresentação do livro infantil Esconde-esconde: Animais brincalhões, de Júlio César Silva. Para minha prima de quatro anos. A história foi contada no quarto sem a presença de mais pessoas para n

ão haver distrações, o ambiente estava calmo e silencioso, o que se mostrou indispensável para realizar um bom trabalho. Todo process

o foi filmado, para ser observado e extraídas as informações necessárias para o trabalho. Vamos chamar a criança de “R”, como já mencionei, ela tem quatro anos. R pode escolher entre três livros infantis para que a historia contida no livro lhe fosse contada. Escolheu esconde-esconde dos animais, atraída pela textura da capa, o que pode ser identificado na figura 1. Com isso já entramos em um dos objetivos citados no eixo comunica

ção e expressão: a linguagem plástica. Segundo Sonia Guimarães Xavier (Apud STEINLE;SUZUKI,2009, p 98)Dentro desse objetivo o aluno deve buscar manipular diferentes objetos e materiais, explorar suas características, propriedades e possibilidades. Entrando em contato com as formas diversas da expressão artística. Esta exploração pode ser feita em todo o livro porque ele possui textura em todas as paginas.

Figura 1_ capa do livro, pelos

nas orelhas, cauda e barriga








Após a escolha do livro, iniciamos o processo de contar a historia. Sentei-me ao lado de R, possibilitando que ela visualiza-se e toca-se o livro. No desenvolvimento da história ela tocava as texturas no corpo dos animais. A cada pagina apresentada os perso

nagem eram nomeados. Na figura 2 vemos um coelho entre as hortaliças, este coelho ficava escondido em uma aba do livro, assim na dinâmica do esconde-esconde os animais ficam escondidos, a criança

retira a aba de cima deles e os identifica. O fato de o livro ser muito colorido e de poder ser tocado prendeu muito a atenção da menina, talvez mais pelo visual do que pela historia em si.


Figura 2 _ coelho entre as hortaliças








Segundo Goldschmied e Jackson (apud RAIZER, 2009, p 106) “uma das coisas mais uteis que as creches podem fazer com os pais consiste em estimulá-los a contar historias para seus filhos desde quando ainda são bebes”. Vemos dentro disso a importância de desenvolvermos o conto com as crianças desde a mais tenra infância. Raizer também ressalta a importância da criança poder manipular e explorar os livros, e com isso aumentar seu interesse (RAIZER, 2009). A cada pagina do livro mais ela demonstrava interesse em tocar os personagens e objetos de cena, para identificar se os out

ros também teriam textura como o coelho. Quando os animais eram nomeados ela repetia os nomes. Mais do que contar a historia como estava escrita trabalhei dialogando com a criança “olha os cachorros: mamãe e filhote”, “um é grande e o outro pequeno” e assim seguia nesse jogo de contar e interagir.

No final do livro a ultima procura da criança é pelo que esta escondido atrás de uma aba que simboliza um amontoado de caixas de brinquedos. Quando retira a aba a criança se depara com espelho. A menina R assim que viu o espelho começou a passar a não no cabelo. Esta ultima pagina remonta o descobrimento do “eu” tão visado na pedagogia. Ela se viu nesse momento como uma parte do livro e me chamou para vê-la La dentro do pequeno espelho. Foi justamente este espelho, com esse sentido de desenvolver o “eu” da criança que me levou a adquirir este livro para minha coleção.

Nesse momento abro espaço para buscar o entendimento de como se dará algum aprendizado, isto é, como este ato de contar a historia será útil para a menina R, ou como pode ser útil para outras crianças. Piaget sugere que busquemos compreender quatro conceitos básicos pelos quais o aprendizado se desenvolve: esquema, assimilação, aco


modação e equilibração. A menina R então vai ter seu aprendizado desenvolvido através do preenchimento dessas etapas. Ela foi exposta a uma serie de figuras, nomes, cores e texturas. Vai formar seus processos com a soma e analise desses elementos. Pode com isso formar conceitos de grande e pequeno e relacionar com mãe e

filho. Desenvolve o entendimento que os animais possuem pelos diferentes através das texturas. E assim com a comparação, soma e analise o aprendizado será desenvolvido.

Figura 3_ espelho no final do livro














Após a historia ter sido contada foi iniciado o questionamento à criança. Pedi a R que me conta-se a historia e dei o livro a ela. Curiosamente ela disse que não sabia ler, mas insisti. Ela então se pôs a passar as paginas e se resumia na parte principal “quem está escondido” e mostrava a textura e logo após tirava a aba e deixava a figura à mostra dizendo o nome do animal (coelho, como na figura 2). Na pagina posterior havia um gatinho escondido, ela disse: “miau, miau. Olha o gatinho é peludo, passa mão, passa mão”. Na próxima pagina o cachorrinho é quem estava escondido, ela diz “au,au. cachorrinho”. Na ultima pagina ela fica olhando pro espelho, vendo seus olhos e seus cabelos. Perguntei a ela quem estava no livro, R não disse “eu”, ela disse seu nome. Perguntei a ela se ela daria outro final pra historia, ela disse “não sei”, insisti, mas não houve outra resposta. Cada vez que indicava o personagem e perguntava o nome ela respondia com segurança. Ela conseguia relacionar os animais do conto com os animais que via no seu dia-a-dia.

CONDIDERAÇÕES FINAIS

Com este trabalho pude observar tanto durante a prática como durante o desenvolvimento escrito, o quanto é relevante buscar entender as fases do desenvolvimento infantil, assim como o processo em que a aprendizagem se dá. Todo esse processo elucidou vários dos conceitos estudados até então na pedagogia. O reconhecimento do “eu” e do “outro”, a consciência que a menina R tinha de que havia palavras no livro, mas que ela não sabia ler. Fazer esta analise se mostrou muito útil para formação do educador. Estabeleceu um visão entre teoria e pratica, relacionando as duas através dos fatos.

Relatos como este são importantes para que o educador analise as situações propostas e dentro delas busque conhecimentos e respostas e aperfeiçoe o que já sabe. O relato traz consigo a possibilidade de estar atendo aos detalhes e comparar o estimulo-resposta com criança. A escolha do livro se mostrou ainda mais importante, pois possibilitou um desenvolver dentro do que já foi aprendido até hoje. Relembrando a linguagem plástica e o uso do atrativo e tátil. Trabalho com outros livros no mesmo formato com uma menina deficiente intelectual de 14 anos. As respostas dela não são muito diferentes da menina R, porém a menina com a deficiência intelectual remonta facilmente outras histórias cheias de personagens quando vê os personagens do livro.

A partir do momento que a menina R reconheceu que as imagens das letras representavam palavras e que não sabia ler, ela da um dos primeiros passos a caminho do letramento. Tendo já esta noção de que existem letras e letras forma as palavras ela vai formando uma rede de conceitos que se intercalam.

Para finalizar, sobre a importância do conto, vamos à uma citação de Bussato (apud LIMA;TEXEIRA, 2009,p 99):

O conto de literatura oral serve a muitos propósitos, a começar pela formação psicológica, intelectual e espiritual do ser humano. Através do conto podemos valorizar as diferenças entre os grupos étnicos, culturais e religiosos, e introduzir conceitos éticos. O conteúdo pode ser estimulo que dará origem a estas e muitas outras reflexões. Serve também como elemento integrador de um trabalho em sala de aula, onde as diferentes áreas de conhecimento podem ser abordadas.

O conto é ferramenta indispensável ao processo educacional e o relato nos permite identificar nas menores partes cada etapa desse processo durante o conto.

Há um vídeo na internet com uma apresentação do livro utilizado, disponível em : http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=D0UYAT9M5xg&noredirect=1


REFERÊNCIAS

RAIZER, Cassiana. Organização e didática na educação infantil.--São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. 106 p

SILVA, Júlio César. Esconde-esconde dos animais: Animais brincalhões. – São Paulo: Ciranda Cultural Editora e Distribuidora Ltda

LIMA, Lilian; TEXEIRA, Ana Maria. Ensino da linguagem oral e escrita. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. 99 p

STLEINE, Marlizete ;SUZUKI, Juliana. Educação de 0 a 5 anos. – são Paulo : Pearson Prentice Hall, 2009; 98 p

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