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segunda-feira, 10 de dezembro de 2012


>>>DEFICIENTES VISUAIS; ALFABETIZAÇÃO<<<

RESPOSTAS AOS NOSSOS PRIMEIROS QUESTIONAMENTOS

Questões problematizadora deste Projeto de Aprendizagem:

* Como a criança cega constrói suas hipóteses em relação a leitura e a escrita?
Num processo de aprendizagem funcional e significativo aprendizagem é fruto da construção do conhecimento e internalização dos conceitos vividos pelo próprio sujeito. Este conhecimento decorre de sua ação no mundo e da significação que suas percepções adquirem pela interação e relação com o meio.
Não podemos esquecer que Piaget (1982) afirmou que o erro é a forma de a criança poder construir seu pensamento, suas hipóteses. É através do erro que a criança organiza e reorganizasse estruturas mentais. Portanto, educar uma criança cega para Piaget significa provocar o desequilíbrio no organismo(mente) da criança para que ela procurando o reequilíbrio se reestrutura cognitivamente e aprenda. O mecanismo de aprender da criança cega é sua capacidade de reestruturar-se mentalmente procurando um novo equilíbrio.
A concepção de aprendizagem significativa não se baseia apenas na assimilação do meio externo e na quantidade de informação captada, sem conexão com experiências concretas significativas. Não se utiliza de treinamento, aprendizagem mecânica ou essencialmente reprodutiva dos conhecimentos transmitidos.

* Qual a bagagem de conhecimento em relação à escrita as crianças cegas trazem para a escola?
Considerando os estudos atuais de alfabetização sabemos que as crianças videntes chegam na escola com uma bagagem de conhecimento em relação à escrita que está relacionada às imagens presentes em seu cotidiano, o qual influencia e colabora no seu processo de alfabetização. A Criança chega à escola com uma bagagem de conhecimentos adquiridos naturalmente ao meio em que vive, entretanto, "a criança cega não passa com tal naturalidade por essas experiências enriquecedoras. Falta-lhe a condição de imitar, acaba, por essa razão, não tendo reais oportunidades de aprendizagem. O ato da escrita tão simples e prazeroso para uma criança vidente, transforma-se numa lacuna para ela nos primeiros anos de sua vida." (Maria da Gloria de Souza Almeida - As diferentes facetas da Alfabetização)
* Quais materiais impressos circulam no meio em que vivem as crianças cegas? Que acesso elas têm a esse material impresso?*
Normalmente, o acesso que a criança cega tem ao material que possa manipular apenas acontece na escola, exceto nos casos em que as famílias têm renda que possibilite a aquisição destes materiais.
Os materiais em braille ou adaptados, como é o caso de computadores, são poucos. Este fato se justifica devido ao alto custo de impressão ou montagem.

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