Páginas

sábado, 21 de janeiro de 2012

Lábio leporino e fenda palatina

Há um serie de deficiências que costumam acompanhar com lábio leporino e fenda palatina , como eu mesmo apresentava dificuldade em entender estes dois e estranhava também a palavra eu busquei este texto no BabyCenter Brasil pra esclarecer um pouco sobro o assunto: 
disponível no link: 
http://brasil.babycenter.com/baby/saude/labio-leporino/ 

 
Lábio leporino e fenda palatina
Escrito para o BabyCenter Brasil


Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil



O que é lábio leporino?
E fenda palatina, o que é?
Por que alguns bebês nascem com lábio leporino e/ou fenda palatina?
Como é o tratamento para tratar uma fissura labiopalatina?
Dá para amamentar uma criança que tenha lábio leporino e fenda palatina?
Meu filho vai conseguir tomar mamadeira?
A criança fica com sequelas? O rosto fica deformado para sempre?

O que é lábio leporino?

Trata-se de uma divisão no lábio superior, entre a boca e o nariz, que ocorre porque as duas partes do rosto do bebê não se uniram adequadamente durante a gestação. Os tipos de lábio leporino variam desde uma pequena fenda no lábio superior à total separação nos dois lados do lábio, atingindo até o nariz.


E fenda palatina, o que é?

Ela ocorre quando o palato (o céu da boca) não se fecha completamente. Assim como o lábio leporino, apresenta graus bem variados de intensidade, que vão de uma pequena abertura no chamado palato mole à quase separação completa do céu da boca.


Por que alguns bebês nascem com lábio leporino e/ou fenda palatina?

As causas desses defeitos congênitos ainda não são plenamente conhecidas. Há casos em que bebês nascidos com uma fissura labiopalatina têm descendentes com o mesmo problema, mas há também circunstâncias em que não existe nenhum histórico familiar.

Um estudo chegou a indicar que mulheres que fumavam 20 ou mais cigarros por dia durante a gestação tinham mais que o dobro de chance de dar à luz bebês com lábio leporino e/ou fenda palatina. A mesma pesquisa afirmou que bebês apresentavam chances oito vezes maiores de nascer com um ou o outro quando tinham pré-disposição genética para isso e a mãe tivesse fumado na gravidez.


Como é o tratamento para tratar uma fissura labiopalatina?

Atualmente, muitos médicos brasileiros recomendam que a cirurgia para a reparação do lábio leporino seja feita logo nos primeiros dias de vida do bebê -- desde que ele esteja saudável.

Apesar de ser uma decisão difícil deixar uma criança tão pequena passar por uma operação, muitos pais e mães preparam-se com antecedência para isso, já que os ultra-sons da gestação podem ter revelado o problema previamente (especialmente os em 3D ou 4D).

Os bebês se recuperam rápido da cirurgia e precisam ficar internados entre três e cinco dias. A amamentação pós-cirúrgica é recomendada para que a criança aproveite todos os benefícios do leite materno.

Uma das vantagens de fazer a cirurgia logo é do lado emocional: a mãe fica mais tranquila para investir na amamentação, o que contribui para seu sucesso.

No caso da fenda palatina, a reconstrução normalmente é feita após o primeiro aniversário da criança, porque envolve uma estrutura óssea que não deve ser mexida tão cedo, a fim de não comprometer seu crescimento. Alguns médicos optam por realizar o fechamento da fenda em duas cirurgias, com um intervalo de alguns meses entre as operações.

Assim, é uma das práticas mais usadas corrigir a parte do lábio e do nariz logo depois do nascimento e deixe para fechar o céu da boca depois de cerca de um ano.


Dá para amamentar uma criança que tenha lábio leporino e fenda palatina?

Os bebês precisam criar um vácuo entre a boca e o mamilo da mãe para que consigam mamar bem. Crianças nascidas com lábio leporino podem ter mais dificuldade para fazer a "pega" correta no seio da mãe e criar esse vácuo, o que torna a amamentação um tanto mais complicada.

No entanto, a maioria delas acaba conseguindo mamar no peito, com a ajuda do pediatra e um pouco de criatividade das mães para encontrar uma posição que dê certo.

Lembre-se: cada bebê é de um jeito, e às vezes bebês com o mesmo tipo de lábio leporino têm maior ou menor facilidade para a amamentação.

No caso da fissura palatina, pode ser mais difícil para o bebê conseguir sugar adequadamente. A amamentação geralmente é mais bem-sucedida em crianças que têm uma abertura pequena ou estreita no céu da boca.


Meu filho vai conseguir tomar mamadeira?

Se seu filho não conseguir mamar no peito, você vai ter de recorrer à mamadeira, mas isso não quer dizer que ele não possa se beneficiar do leite materno. Você pode ordenhar o seu leite e dá-lo ao bebê na mamadeira.

Mas, mesmo para as mamadeiras, o bebê precisa conseguir fechar hermeticamente o espaço entre seus lábios e o bico. Só assim o leite sai no fluxo correto. Algumas crianças conseguem mamar com uma mamadeira e o bico normal. Em certos casos, porém, é necessário procurar mamadeiras especiais, com bicos maiores, disponíveis em vários locais do país. Esses bicos "fecham" a fenda, facilitando a sucção.


A criança fica com sequelas? O rosto fica deformado para sempre?

Os resultados estéticos da cirurgia de correção da fenda labiopalatina estão cada vez melhores. Caso a fenda ainda fique muito marcada, há a possibilidade de fazer novas operações, ainda durante a infância, para melhorar o aspecto estético.

O ideal é que seu filho seja acompanhado também por ortodontistas, principalmente no caso de fenda palatina, para monitorar o crescimento do maxilar e dos dentes e o funcionamento da boca em geral. Em algumas crianças, a voz pode ficar anasalada, por isso pode ser aconselhável consultar um fonoaudiólogo.

No caso da fissura palatina, o bebê pode sofrer de otites (infecções no ouvido) com mais frequência, por causa da entrada de líquido no canal do ouvido.

Existem algumas associações locais que atendem os chamados "fissurados". Pergunte ao seu médico se existe alguma na sua região. É sempre bom conversar com quem já passou pela experiência. Você também ficará mais tranquila se conhecer crianças que tiveram o problema corrigido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário