Páginas

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Canhoto _ uma reflexão sobre Homossexualidade


                             Eu assisti esse video e começei a refletir um pouco. Como educador pensei, pensei muito na historia da 
Educação do pais e do mundo. De como as pessoas prendiam as maos dos canhotos para força-los a escrever do geito considerado "normal" e de como tentavam educar os surdos (na corrente oralista que tentava aducar o surdo havia um exercicio assim: o professor falava alguma palavra e o surdo tinha de repetir, e muitas vezes o professor tampava a propria boca e falava algo e insistia que o surdo deveria repitar qual fosse a palavra) e ainda  a educaçao feita com base rigida de palmatoria e reguadas. A historia muitas vezes aponta nossos erros e a natureza tambem, como quando nos da os mais belos sapos coloridos e venenonosos quando é muito mais apropriado nos alimentarmos do pato que muitas vezes condenamos como feio e desajeitado e mesmo o porco que por vezes chamamos de imundo. Se erramos tanto, quando e que vamos começar a acertar ?
                    Mesmo a Igreja ja admitiu estar errada muitas vezes, sera que ela nao esta errando tembem em relaçao a Homossexualidade? Pelos reletos de historia vemos a Igreja matando e condenando pessoas e depois admitindo o erro, ate mesmo os negros escravos eram chamados de seres sem alma (um conteito racista de de forma alguma aceitamos hoje). Talvez esteja na hora de revermos nossos conceitos e nossa educação acritica...

10 comentários:

  1. O problema da igreja em ainda rejeitar os homossexuais,é ter o apoio da maioria da população,principalmente masculina,que querendo ou não ainda tem a maior força política e ainda discrimina os homossexuais para tentar se mostrar mais macho,o que com certeza não acontece.Acredito que a Igreja nunca mudará,até a população mudar e começar a respeitar os homossexuais,assim como passaram a respeitar os negros.Portanto digo que o conhecimento e a educação nas escolas e famílias sobre o assunto,é extremamente necessário.Estou meio por fora do assunto mas pelo que ouvi dizer queriam colocar um kit sobre homossexualidade nas escolas,algo explicando o que era e tudo mais,porém não sei dizer se isso de fato ocorreu...

    ResponderExcluir
  2. Sobre o Kit gay houve a intervencao de religiosos e especilmente do deputado bonassaro para proibir os kits. Quando este tema veio a toma, a criancao dos kits, eu mesmo fiquei pensando se seria viavel. Entao baixei no you tube alguns videos com o que continha no kit. Um deles fala sobre um personagem transgenero, um menino que nao me lembro o nome, mas que desejava ser chamado de bianca. COnfeso que nunca me senti a vontade perto de travestis (com excecao de um que conheco que nao usa trajes exagerados, de forma que nao cause tanta estranhesa ao olha-lo), mas quando vi o video foi como um tapa na minha cara, me mostrando como eu posso ser ignorante as vezes, o video foi bom, me fez parar e refletir, e compreender um pouco mais as pessoas, eu como professor aconselho que os kits entre nas escolas sim, mas acho imprecindivel que o livro Diversidade Sexual na Educacao: problematizacao da homofobia nas escolas lancado pelo Ministerio da educacao em 2004 seja trabalhado primeiramente com os professores. Este livro me deu uma visao muito melhor sobre o tema me mostrando as bases do preconceito e formas de combate-lo sem ser demasiado agressivo. E sobre o Bonassaro, li na revista veja que ela assume ter orgulho de ser preconceituoso (palavras dele na revista,posso ate ver o texto na integra e repassar depois ). Minha visao de professor eh essa. Penso que Bonassaro deveria ser condenado por Crime contra a Humanidade, e sei que ele sempre vai estar la pra arruinar os sonhos de uma sociedade mais justa (a nao ser que algo seja feito)

    ResponderExcluir
  3. Eu ja conversei com isto com os professores da minha antiga escola, a muita barreira especialmente por parte das pessoas de educacao tradicional e religiosa. Ja tive ate de discutir isso na faculdade devido a comportamento inadequado de minhas colegas de classe.

    ResponderExcluir
  4. Acho que houve um pouco de falta de preparo no progeto de divulgacao dos kits (parte desse preparo causado pela opisicao que se apressou em mostrar negatividade ao projeto). Acredito ser imprecindivel que este kit entre nas escolas, mais cedo ou mais tarde, e espero que tenham todo esse preparo antes.

    ResponderExcluir
  5. Corrigindo meus comentarios o nome do deputado homofobico não é Bonassaro, o correto é Jair Bolsonaro. A entrevista que ele deu foi pra revista Veja (4 de julho de 2011; n 685, p 98) ele afirma “Sou preconceituoso com muito orgulho”, alem disso quando questionado sobre o regime militar ele acescenta aos seus lamentaveis comentarios: “É uma mentira que o regime militar foi uma ditadura” (onde ficam as vitimas da opressão e tortura???). Se voce quiser a repostagem na integra posso scanear e te mandar por e-mail.

    ResponderExcluir
  6. Não gosto de desejar mal para as pessoas...então indiretamente falando... eu não me importaria se algo ruim acontecesse a esse jair idiota...

    ResponderExcluir
  7. Bolsonaro faz o que faz porque é influente na politica e usa o apoio religioso pra defender suas palavras, nessa reportagem pra revista epoca ele tambem diz “A maioria dos homossexuais é assassinada por seus respectivos cafetoes, em horarios em que o cidadão de bem já esta dormindo”. Ele associa a homossexualidade a prostituição e ignora as vitimas reais, as pessoas que tentam viver suas vidas em paz e são agredidas, e vale lembrar os casos como o do pai e filho que foram confundidos com homossexuais (logo não estavam se prostituindo, apenas estavam abraçados como pai e filho) e foram agredidos. Não tem anda haver com a prostituição e sim com o sexismo e maxismo da sociedade. Mas precisamos levar em conta que Bolsonaro é um sensaciolista tambem e sabe que falando assim dos homossexuais arrecada voto dos conservadores. E que ele não é o único a agir assim, muitas e muitas vezes ouvi pessoas dizerem “Hoje vão liberar o direito dos homossexuais de serem DEPRAVADOS, logo liberam os pedofilos e as prostitutas” estas frazes ecoadas , as vezes com pouca variação dissiminam esta ideia de associar a homossexualidade a crimes sexuais e prostituição. No meu ponto de vista a homossexualidade não poderia jamais ser associada a pedofifilia como muitas fazem (existem sim pessoas pedofilas indeferente a orientaççao sexual), na homossexualdade a um acordo entre pares, isto eh ambos querem esta relação , a pedofilia não, a pedofilia ocorre com opressao de uma das parte, e mesmo quando há acordo é por indução ou manipulação da vitima por parte do opressor

    ResponderExcluir
  8. Leitores vocês talvez tenham visto uma polemnica com o Bolsonaro, passou na TV não faz muito tempo, tembem saiu na Revista Epoca de 29 de novembro de 2010, revista numero 654, olha a frase dele:
    “Se seu filho começa a ficar assim meio gayzinho leva um couro e muda o comportamente dele”
    Jair Bolsonaro, deputado Federal (PP-RJ), durante debate sobre a Lei da Palmada , projeto lei que proibe a punição corporal.

    Esta frase dele reafirma o eu já disse, o parte sensacionalisate dele, mesmo quando a discução era a Lei da Palmada ele colocou o termo gay no meio pra chamar mais a atenção, não basta ele ser homofobico, ele é patriarcal, sexista, violento e maxista.

    ResponderExcluir
  9. A questão não esta so na politica, já que estamos fazendo citações vou afirmar o que já foi dito no comentario la em cima, olha essa:

    “Antigamente não se falava em homossexual. Quando se começa a falar que eles tem direitos, direios de se manifestas publicamente...daqui a pouco vão achar os direitos dos pedofilos” Dom Dadeus Grings, na Assembleia –Geral da CNBB

    A igreja é assim, ofende, julga e condena os homossexuais, compara-os aos criminosos sexuais. E mudando de assunto , não basta-se oprime a camisinha

    ResponderExcluir
  10. Tem mais polemica com o Bolsobaro, tavez essas vocÊs conheçam, aconteceu no programa CQC, entre Preta Gil e Bolsonaro, saiu na revista Época, n° 6721,p 37.
    Deêm uma olhada:

    "Como reagiria caso seu filho se apaixonasse por uma negra?"
    (Perguntou Preta Gil)

    "Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro este risco, meus filhos foram muito bem educados e não viveram em um ambiente como lamentavelmente é o teu "
    (Respondeu Bolsonaro)

    Vemos que além de homofóbico ele é racista. Reforça a ideia de sensacionalista porque sempre atua de maneira a gerar polemica, ou ele acredita em superioridade de raças ou é apenas mais um ator na politica.

    ResponderExcluir