Páginas

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A questão moral da Homofobia


Analise sociocultural da questão da homofobia

Sabe-se que na antigamente a igreja não aceitava os negros e os indígenas, alegando que os mesmo não possuíam alma. Embora os tenha tentado catequisar. No período escravagista nos deparamos com a realidade racista do branco que quer se sobrepor ao negro. Este pensamento racista e separatista tinha o apoio se não o comando da igreja. Ao que sabemos hoje este teoria de supremacia de raça não é valida, sequer fundada, de fato que se fossemos mesmo fazer alguma separação teríamos de colocar como superiores os negros, por que eles têm maior resistência para sobreviver, podemos citar, por exemplo, a presença intensa da melanina que protege a pele destes, também se é possível notar que os efeitos do envelhecimento são geralmente mais cruéis nos brancos. Porem tal separatismo não tem fundamentos lógicos para existir, além de violar os principio básicos dos direitos humanos. Havia também estereótipos quando a racionalidade e a capacidade intelectual dos negros, um estereótipo também abolido pode citar um exemplo clássico para comprovar que o negro (assim como o branco) é capaz de produzir trabalho intelectual lembrando dois importantíssimos nomes da literatura brasileira: Oswaldo de Camargo e Cruz e Souza, negros e poetas, marcaram pra sempre a historia da literatura brasileira.
Vamos agora para os princípios abolicionistas. Quem lutou pela liberdade dos negros e pela igualdade? Tantos os grupos de negros rebeldes como filhos de fazendeiros se uniram por estes ideais. Assim nota-se, que mesmo os brancos a quem a escravidão não feria fisicamente, e mesmo assim feria moralmente poderiam entender a importância de haver uma igualdade racial. Voltemos ao pensamento escravagista defendido tanto por fazendeiros como pelo próprio clero, a ordem na época se baseava no sistema de escravidão, porem um senso comum para alguns de igualdade levou a estes a uma subversão, levou-os a se revoltar contra o sistema vigente, por uma questão de ideologia moral. Com toda essa subversão gerou-se uma pressão que acabou resultando enfim na abolição da escravatura, sabem-se diversos fatores foram somados para que se obteve-se esta conquista.
Agora, tendo demostrado o poder de subversão que um grupo pode ter diante do poder coercitivo de uma sociedade, vamos analisar outra questão importante: a homofobia. Acontece um ataque por parte da igreja aos homossexuais assim como acontecia com negros e indígenas, este fato é explicito tantos em reunião clericais quanto nos temas discutidos em cultos. Já houve um tempo em que a homossexualidade, chamada de homossexualismo era encarada como doença ou transtorno mental, mesma na psicanalise podia-se perceber que uma serie de pessoas que eram homossexuais apresentavam algum transtorno neurótico ou histeria, porem seria um sofisma dizer que se histéricos podem ser homossexuais todos homossexuais seriam histéricos, ainda mais se levarmos em conta que os homossexuais analisados estavam a procura de uma analise, assim não foi feita uma analise de todos homossexuais e sim uma analise dos que estavam com problemas. Do mesmo modo as pessoas tidas como normais procuram um psicanalista quanto estão com problema. Assim como ocorreu com os negros tentam afirmar que os homossexuais são degenerados e acusam sua racionalidade e intelectualidade, porem novamente se pode quebrar este estereótipo relembrando personagens clássicos da historia como o grande imperador Nero e o musico Tchaikovsky, que já tocava piano aos cinco anos de idade. Bom, o que se percebe quando se tenta fazer uma analise de níveis intelectuais para raças ou gêneros é que não há padrões para isso, qualquer gênero poderá apresentar intelectuais ou tolos, por que todos a são apenas humanos, e entre humanos há uma infinidade de fatores para determinar esta intelectualidade, sendo um deles se a pessoa quer ter conhecimento ou não, se ele se esforça ou se ela tem oportunidade de desenvolver-se nas áreas das ciências ou não.
Voltando para a cena homofóbica, temos pessoas que são vitimas do preconceito e estereótipos advindos de uma cultura sexista e de uma indiscutivelmente igreja homofóbica. Assim como não se permitiu o racismo, por questões morais não seria logico permitir a homofobia, já que pelos mesmo princípios de igualdade e liberdade todos tem o direito a vida e ao respeito. Assim como os brancos também lutaram pelos negros por que os heterossexuais não poderiam lutar, e entender a causa luta dos homossexuais? Muitos são os que dizem que um hétero não precisa ver um casal de homossexuais se beijando, mesmo homossexuais dizem isso. Porem da mesma forma que casais héteros se beijam em publico também os homossexuais o podem fazer, simplesmente por que temos o direito de existir, temos uma constituição que mais do feita para gêneros foi feita para humanos, cidadãos. Sobre tudo quando este beijo vem sobre forma de protesto temos de relevar este processo com a mais pura liberdade de expressão. Agora vamos discutir um ponto crucial nisso tudo, o conceito de liberdade de expressão. A liberdade de expressão é um direito fundamental, mas não é absoluto, e não pode ser usado para justificar a violência, a difamação, a calúnia, a subversão ou a obscenidade. As democracias consolidadas geralmente requerem um alto grau de ameaça para justificar a proibição da liberdade de expressão que possa incitar à violência, a caluniar a reputação de outros, a derrubar um governo constitucional ou a promover um comportamento licencioso. A maioria das democracias também proíbe a expressão que incita ao ódio racial ou étnico.  Deste modo ter liberdade de expressão não significa que você pode sair por ai ofendendo o direito dos outro. Fica uma pergunta no ar, se você não aceita o racismo por que você aceita a homofobia?


Um bom Livro Sobre A problematizacao da Homofobia nas escolas, produzido pelo Ministerio da Educacao:


Nenhum comentário:

Postar um comentário