Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Adaptações na educação especial



Adaptações:

·         Figuras com frações:
Ø  Figuras eram expostas divididas ao meio simulando a fração um meio, logo, metade.
                     


·         Divisão com figuras:
Ø  Divididas em duas linhas, na de cima figuras de objetos e na de baixo figuras de pessoas, o objetivo é que a criança produza traços dividindo os objetos entre as pessoas.
                      













·         Vários conceitos unidos: matemática (quantidade 1 e 2), conceito de maior e menor, associação da Letra L do nome com a letra no nome das gravuras.




Ø     outros conceitos tambem foram trabalhados com a associação de palavras e imagens, incluindo lugares (hospital, mercado, padaria, sacolão, açougue,escola e outros), meios de transporte (carro, avião, bicilcleta, onibus e outros), profissões (medico, professor, policial e outros) e dimensões.

Conceitos trabalhados: GRANDE/PEQUENO; MAIOR/MENOR; ALTO/BAIXO; MENINO/MENINA; GROSSO/FINO; COLORIDO/SEM COR;  IGUAL/DIFERENTE; GORDO/MAGRO; BEBE/CRIANÇA/ADULTO/IDOSO; CURTO/COMPRIDO; DIREITA/ESQUERDA e outros.
feito com massinha


·         Trabalhando colorido e limites
Ø   impossibilitada de sair dos limites a criança segue seu colorido. Com isto ela vai assimilando a importancia do limite e que não conseguirá sair dele por mais que queira. Tambem foram usadas outras formas, numeros e letras nesse mesmo formato de atvidade.



·         Numero ordinais:
Primeiro, segundo e terceiro... atividade desenvolvida para reconhecer os ordinais, é importante para a criança associar os numerais as imagens para formar o conceito. Perguntas como: quem chegou primeiro, e por ultimo? Quem é o primeiro da fila e o ultimo? Ajudam a desenvolver esta atividade.




·          Relacionando as vogais com figuras:


Ø   A criança associa o nome dos animais com as cinco vogais. Com este tipo de atividade a cirnaça aprende pela sonoridade da letra colocado de uma lado e a letra inicial da figura colocada do outro lado, atraves da associação de imagem(letra), sonoriadade(vogal inicial) e imagem(gravura) é que a criança desenvolve seu aprendizado vocalico.



















·         Ludicidade, criatividade com a caixinha magica  
Ø   O aluno deve imaginar e falar o que pode conter na caixinha magica. Dentro dessa atividade ela pode viajar em sua imaginação e colocar na caixa o que achar melhor, pode imaginar brinquedos ou mesmo coisas de comer.



·         Historias mudas:
Ø   
A criança conta a historia com suas palavras atraves das imagens. Desenvolve a imaginação da criança, visualização sua capacidade de interpretação. Possibilita a criança sentir-se orgulhosa de contar sozinha a historia. 














·         Trabalhando cores e texturas:
Ø   ficha com as cores feitas com massinha. Com este tipo de ficha a criança pode sentir a cor enquanto busca reconhecer-las e nomea-las.




Nenhum comentário:

Postar um comentário