Adaptações:
·
Figuras com frações:
Ø Figuras
eram expostas divididas ao meio simulando a fração um meio, logo, metade.
·
Divisão com figuras:
Ø Divididas
em duas linhas, na de cima figuras de objetos e na de baixo figuras de pessoas,
o objetivo é que a criança produza traços dividindo os objetos entre as
pessoas.
·
Vários conceitos unidos: matemática
(quantidade 1 e 2), conceito de maior e menor, associação da Letra L do nome
com a letra no nome das gravuras.
Ø outros conceitos tambem foram trabalhados com
a associação de palavras e imagens, incluindo lugares (hospital, mercado,
padaria, sacolão, açougue,escola e outros), meios de transporte (carro, avião,
bicilcleta, onibus e outros), profissões (medico, professor, policial e outros)
e dimensões.
Conceitos trabalhados: GRANDE/PEQUENO; MAIOR/MENOR;
ALTO/BAIXO; MENINO/MENINA; GROSSO/FINO; COLORIDO/SEM COR; IGUAL/DIFERENTE; GORDO/MAGRO;
BEBE/CRIANÇA/ADULTO/IDOSO; CURTO/COMPRIDO; DIREITA/ESQUERDA e outros.
feito com massinha |
·
Trabalhando colorido e limites
Ø impossibilitada de sair dos limites a criança
segue seu colorido. Com isto ela vai assimilando a importancia do limite e que
não conseguirá sair dele por mais que queira. Tambem foram usadas outras
formas, numeros e letras nesse mesmo formato de atvidade.
·
Numero ordinais:
Primeiro, segundo e terceiro... atividade desenvolvida
para reconhecer os ordinais, é importante para a criança associar os numerais
as imagens para formar o conceito. Perguntas como: quem chegou primeiro, e por
ultimo? Quem é o primeiro da fila e o ultimo? Ajudam a desenvolver esta
atividade.
·
Relacionando as vogais com figuras:
Ø A criança associa o nome dos animais com as
cinco vogais. Com este tipo de atividade a cirnaça aprende pela sonoridade da
letra colocado de uma lado e a letra inicial da figura colocada do outro lado,
atraves da associação de imagem(letra), sonoriadade(vogal inicial) e
imagem(gravura) é que a criança desenvolve seu aprendizado vocalico.
·
Ludicidade, criatividade com a caixinha
magica
Ø O aluno deve imaginar e falar o que pode
conter na caixinha magica. Dentro dessa atividade ela pode viajar em sua
imaginação e colocar na caixa o que achar melhor, pode imaginar brinquedos ou
mesmo coisas de comer.
·
Historias mudas:
Ø
A criança conta a historia com suas palavras
atraves das imagens. Desenvolve a imaginação da criança, visualização sua
capacidade de interpretação. Possibilita a criança sentir-se orgulhosa de
contar sozinha a historia.
·
Trabalhando cores e texturas:
Ø ficha com as cores feitas com massinha. Com
este tipo de ficha a criança pode sentir a cor enquanto busca reconhecer-las e
nomea-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário