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sábado, 12 de novembro de 2011

Educação Especial


Disparidades na Inclusão

            Trabalhando em escola pude observar uma importante questão da inclusão: o interprete em libras. Quando colocamos um interprete em Libras ele irá repassar ao aluno as informações dada pelo professor através da Libras. Porém neste repassar as informações é que acontece uma grande perda. Como na escola em que trabalho, pude observar que a Aluna deficiente da audição e fala ainda não conhece muitos sinais, especialmente os mais formais. Com isto ele tem dificuldade para assimilar o conteúdo se for apenas traduzido para ela. Além disso, ela não possui muitos conceitos formados, dessa forma mesmo sabendo o que os sinais querem dizer acaba não conseguindo assimilar o conteúdo. Seria mais viável então que ela tivesse um estagiário de pedagogia que soubesse libras, para que este adaptasse o conteúdo de forma mais fácil para ela assimilar e poder ao mesmo tempo ensinar pra ela mais e mais sinais da Libras.
            Em varias escolas o procedimento é o mesmo, colocar o interprete de Libras na sala com aluno de inclusão. Mas isso não lhes basta. Mais uma vez o surdo e deficiente da fala é prejudicado no processo de educação. Já é passada a hora de revermos os conceitos de inclusão. O que vemos ainda é a negligencia diante as necessidades educacionais especiais.
atividade com numeros
            A matricula de crianças com deficiência em salas de escolas regulares tem aumentado, mas será que estas crianças estão sendo incluídas de fato? Os professores continuam despreparados para inclusão. Muitos se mostram desacreditados que um dia venha a acontecer uma inclusão verdadeira, outros apenas buscam culpados e bodes expiatórios.  Há mesmo professores que se recusam a receber tais alunos em “suas” salas de aula. Este trabalho que eu desempenho me dá uma luz sobre a inclusão, com minha “aluna especial” eu formulo adaptações para os conteúdos trabalhados em classe para que ele forme seus próprios conceitos.
       Contudo, observo que antes de se dar inicio ao meu trabalho com a aluna especial nunca se haviam desenvolvido atividades com ela, sendo que a menina passava ano após ano pelos cantos, muitas vezes fora de sala de aula ou com algum desenho para colorir, o que ela nem coloria, pois não teve a coordenação motora trabalhada. Hoje com o trabalho que desenvolvi ela já tem uma coordenação motora melhor e um colorido surpreendente quando comparado ao do inicio do trabalho.      


Primeiro Colorido
Colorido Atual

                                

A diferença do colorido do inicio do trabalho até hoje é grande, pouco a pouco ela desenvolve não só a coordenação motora , mas tambem a formação de conceitos importantes. Além de trabalhar com ela os conteudos escolares, trabalho formação humana e noções como dinheiro e lugares (escolas, praças, bancos,lojas) coisas importantes para vida em sociedade.
Para quem busca trabalhar com inclusão o que digo é que jamais tenha dó ou trate seus alunos como pobres coitados, porque eles não o são. Eu acredito muito na capacidade das pessoas, nunca as subestime. Tanto acredito que busco mais e mais formas de mediar o conhecimento para torna-lo mais acessiviel para eles. 

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