Páginas

sábado, 3 de setembro de 2011

Brincar Para Deficientes






A brincadeira de modo geral é uma forma lúdica que a criança tem funções psico-sociais.
Ao brincar a criança,segundo Vigogotsky atinge o que ele chama de Zona de Desenvolvimento Proximal ou ZDP, através dos desafios propostos na brincadeira sem a necessidade de um objeto concreto para o ato, diferentemente das crianças menores de 3 anos que necessitam de um objeto para fazer a interação.
Portanto, a brincadeira mediada por um profissional, que seja proposta com uma intenção e determinada, é uma atividade fundamental para o desenvolvimento e educação da criança.
E como os deficientes como ocorre?
Ocorre da mesma forma visando a interação do deficiente e se preocupando com as limitações da deficiência e espaço da brincadeira.
Também é importante que o ato da brincadeira seja feito de maneira inclusiva, para que o conceito de ZDP seja atendido adequadamente ao contexto. Porque a criança que necessita de cuidados especializados e que possuam dificuldades físicas ou intelectuais, juntamente com a presença se outras crianças sem deficiência irá alcançar um estagio de desenvolvimento real com auxilio do meio como o espaço físico e mediada pela brincadeira.
Existem brinquedos adaptados para as crianças com deficiência, mas o interessante seria propor brincadeiras e jogos de faz-de-conta para promover desejos, mudando e intervindo situações vivenciadas por ela, assimilando a sua vida real.

Brincadeiras propostas:

ATIVIDADE OBJETIVOS
Gincana - atividades que
exigiam um trabalho em equipe
composta por 8 tarefas: 1)
discriminação de textura, peso
e dimensão sem o auxílio da
visão; 2) discriminação de
1) Estimular sensibilidade epicrítica, discriminar e
adquirir conceitos de textura, peso e dimensão; 2)
estimular a habilidade motora favorecendo a atividade
realizada com membro superior, o agarrar, manusear e
jogar, além de desenvolver conceito acadêmico de
distância; 3) estimular motricidade e sensibilidade tátil
5
distância e estimulação motora;
3) discriminação de objetos
sem auxílio da visão com ou
sem pista; 4) colocar em ordem
crescente ou decrescente bolas
com diferentes tamanhos; 5)
boliche; 6) arremessos livres na
cesta de basquete; 7) chute a
gol; 8) cabo de guerra.
e gnósica; 4) estimular habilidade motora de membros
superiores e conceitos matemáticos; 5) estimular
habilidade motora, coordenação olho-mão, noções de
distância, espaço, força e conceitos matemáticos
(adição, subtração); 6) estimular habilidades sensório motoras,
noções de espaço, distância, coordenação
olho/mão, habilidade matemática para somar; 7)
desenvolver habilidade motora de membros inferiores,
equilíbrio de postura, noções de espaço, direção,
distância, velocidade, lateralidade (direita, esquerda,
frente, atrás), e estimular memória; 8) desenvolver
habilidades motoras de coordenação olho/mão,
equilíbrio postural, noções de distância e força.
Corrida carregando uma
bola
Estimular habilidade motora dos membros superiores e
inferiores, coordenação olho/mão, noções de distância,
de espaço, discriminação de cor e trabalho em equipe.
Mímica Desenvolver habilidades motoras, coordenação
olho/mão, equilíbrio postural, estimular memória e
criatividade, habilidade matemática para contar e
somar.
Futebol Respeitar as regras do jogo, desenvolver habilidades
sensório-motoras, correr, coordenação olho/mão,
viso/pedal, equilíbrio postural, direção, lateralidade,
espaço, estimular manuseio independente da cadeira
de rodas, reconhecer noções de tempo, quantidade,
grupos, cores.
Alongamento Promover o alongamento da musculatura global do
corpo, visando ao relaxamento da musculatura e o
ganho de amplitude de movimento.
Mãe da rua Estimular noção de espaço, direção, lateralidade e
tempo; estimular o manuseio independente da cadeira
de rodas; desenvolver habilidades motoras: correr,
coordenação viso/pedal, olho/mão e equilíbrio
postural.
Vôlei Respeitar as regras do jogo; conhecer noção de espaço,
direção, velocidade, lateralidade e seqüência; estimular
o manuseio independente da cadeira de rodas;
desenvolver habilidades motoras dos membros
superiores e inferiores, coordenação olho/mão,
viso/pedal, equilíbrio postural; trabalhar em equipe;
identificar conceito matemático (quantidade, números,
medidas, formas geométricas, adição, par/impar);
estimular memória.
Relaxamento Promover o relaxamento global do corpo; manter a
concentração e atenção; discriminar sons; estimular a
criatividade e imaginação; estimular a linguagem.
Corrida de cadeira de rodas Desenvolver habilidades motoras de membros
superiores, coordenação olho/mão, noção de direção,
velocidade, lateralidade, de espaço, estimular o
manuseio independente de cadeira de rodas, conhecer
conceito matemático (números ordinais).
Queima Respeitar as regras do jogo, conhecer noção de espaço
e seqüência, estimular o manuseio independente da
cadeira de rodas, desenvolver habilidades motoras,
coordenação olho/mão, viso/pedal, equilíbrio postural,
direção, velocidade, lateralidade, trabalhar em equipe,
identificar conceito matemático (quantidade, números,
medidas, formas geométricas, adição, par/impar);
Qual é a música? Esperar e respeitar o momento para participar,
identificar cores, conhecer conceito matemático
(quantidade, números, adição, par/impar), demonstrar
e ampliar o vocabulário através da expressão verbal,
desenvolver a capacidade de se comunicar por gestos e
expressões, estimular memória.
Mês Conhecer e memorizar os meses do ano, estimular
diferentes formas de deslocamento, estimular o
desenvolvimento da linguagem e saber esperar e
respeitar o momento para participar.
Viagem à lua Desenvolver atenção, concentração; memória,
estimular o desenvolvimento da linguagem e saber
esperar e respeitar o momento para participar.
Handebol Respeitar as regras do jogo, conhecer noção de espaço
e seqüência, estimular o manuseio independente da
cadeira de rodas, desenvolver habilidades motoras,
correr, coordenação olho/mão, equilíbrio postural,
direção, velocidade, lateralidade, trabalhar em equipe,
identificar cores e conceito matemático (quantidade,
números, par/impar).
Tiro ao alvo Desenvolver habilidades motoras, coordenação
olho/mão, preensão, direção, velocidade, lateralidade,
identificar cores e conceito matemático (quantidade,
números, medidas, adição, par/impar).
Oficina de brinquedos Desenvolver habilidades motoras finas, estimular
criatividade, trabalhar conceitos acadêmicos (forma,
grandeza, cor, quantidade), estimular noções de espaço
e lateralidade, estimular linguagem, reforçar a
importância da reciclagem do lixo.
Futebol em cadeira de rodas Respeitar as regras do jogo, desenvolver habilidades
sensório-motoras, coordenação olho/mão, viso/pedal,
equilíbrio postural, direção, lateralidade, espaço,
estimular manuseio independente da cadeira de rodas,
reconhecer noções de tempo, quantidade, grupos,
cores.


fonte> http://ludiconaeducacao.blogspot.com/2008/05/brincar-para-deficientes.html
acesso em 03 de setembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário