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quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pesquisa Cientifica _ Viabilizando a Crianção de Salas Para crianças surdas e deficientes da fala Nas escolas regulares _ parte II

Pesquisa Cientifica _ Viabilizando a Crianção de Salas Para crianças surdas e deficientes da fala Nas escolas regulares _ parte II

Augusto Junior_ cursando Licenciatura em Pedagogia


O projeto visa criar salas para crianças surdas e deficientes da fala, na nas escolas regulares. A LBD, no capitulo V, que trata dos direitos dos educandos com portadores de necessidades especiais no seu artigo 58, institui que a educação dessas crianças seja feita preferencialmente em escolas regulares. Mas diz em seu artigo 59 que a estes educandos será garantida uma educação de qualidade, com educadores capacitados e um currículo que respeite suas necessidade. É justamente esta garantia de qualidade que não ocorre, apenas um parcela minima dos educares é capacitada para lidar com crianças especiais, nessa minima parcela poucos sabem Libras ou Braile. O que o projeto busca, retirando o surdo e deficientes da fala da escola especial e da sala regular é coloca-lo numa sala que permita a ele estas garantias e onde possa ter contato com os ouvintes, se desenvolvendo melhor em sociedade. O problema das escolas especiais é que estão sempre localizadas na região metropolitana, centros e capitais. fazendo com que tenha de haver um grande deslocamento do aluno para chegar a escola, o que contribuí para evasão escolar. Vemos aqui em Belo horizonte um exemplo, ha alguns colégios que recebem os surdos, sempre nas regiões centrais ou em bairros nobres. Os moradores de outras cidades próximas a Belo Horizonte, como a Minha Ribeirão das Neves, tem de se deslocar muito para chegar as escolas especiais. Outra questão importante, reconhecida tanto pela pedagogia como pelos próprios surdos é a interação com os ouvintes. O contato dos universos do surdo e do ouvinte possibilita um melhor desenvolvimento do surdo e ao mesmo tempo educa o ouvinte a lidar com as diferenças com naturalidade. Poremos realizar este contato ainda na escola, como no exemplo do projeto, onde os surdos estudarão na mesma escola dos ouvintes e poderão ter contato com estes nos horários de intervalo, educação física e mesmo outras atividades elaboradas com esta finalidade. Isso sem tirar o direito dos surdos e deficientes da fala de ter uma educação de qualidade com professores que os compreendam. Ao separarmos os educadores dos surdos dos educadores dos ouvintes evitando de retirar das escolas nossos educadores mais antigos ou mesmo de sobrecarrega-los com métodos de ensino que eles não estão prontos pra desenvolver. O problema do sistema de inclusão atual é justamente buscar colocar os surdos e deficientes da fala na escola sem antes criar um espaço adequado para recebe-lo. Com este projeto cada parcela do processo de educação será beneficiado sem prejudicar o outro.

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