Páginas

terça-feira, 14 de junho de 2011

Pontos Positivos e Negativos do Coclear

  • Quais os benefícios do Implante Coclear?
    R: 
    São variáveis. Pacientes diferentes, com doenças de base diferentes, respondem de forma a adquirirem uma audição muito próxima à normal com boa discriminação das palavras até outros pacientes que referem pouco benefício com o uso do dispositivo Implante Coclear. Não apenas a patologia de base é um fator determinante do sucesso mas também o tempo de surdez do paciente e o grau de treinamento auditivo pré implante entre outros.
    Adultos que já eram ouvintes geralmente tem um benefício imediato e continuam a melhorar a sua performance com o implante por muitos meses após a ativação. Nos primeiros 3 meses após ativação do aparelho o desempenho é muito grande e depois disso ganhos adicionais são esperados, embora em uma velocidade menor. Neste grupo de pacientes ditos pós linguais os resultados são muito gratificantes para a equipe médica e principalmente para o paciente uma vez que este já é dotado de uma memória auditiva e neste caso os resultados são muito precoces.
    Por outro lado, crianças respondem de uma forma mais lenta e o treinamento auditivo com fonoaudióloga é parte fundamental para o sucesso do Implante Coclear. Neste grupo etário o tempo é fundamental. Sabe-se que nas crianças pré linguais, ou seja, aquelas que ainda não desenvolveram a linguagem, quanto mais precoce for realizada a cirurgia e iniciado o treinamento auditivo , melhores são os resultados. Como exemplo, nas crianças implantadas com 3 anos ou menos, os resultados são mais precoces e mais satisfatórios que em crianças submetidas ao implante após os 5 - 6 anos.
  • Então o que esperar com o uso do implante coclear? Serei capaz de conversar, assistir Tv ou falar ao telefone?
    R: Inicialmente o que se deseja é a integração social do paciente com indivíduos a sua volta, colega e amigos. A grande maioria dos pacientes relatam que com o uso do implante coclear percebem sons de uma variedade de frequencias desde as mais graves até as mais agudas. O grau de experiência prévia com sons é fundamental. A percepção de sons como passos, batidas de portas, sons de motores, toques de telefone, sons de animais e outros podem ser percebidos mesmo para os pacientes mais inexperientes do ponto de vista audiológico.
    Para adulto que já são falantes e crianças implantadas em uma idade precoce é possivel a comunicação sem o auxílio de leitura labial. Muitos são capazes de realizar ligações de telefone e entender a voz de parentes ou pessoas conhecidas ao telefone. Usuários de Implantes bem treinados são capazes de comunicação ao telefone mesmo com pessoas desconhecidas.
    Comumente é possível assistir TV de uma forma clara, especialmente se é possível ver o rosto do locutor ou apresentador do programa. Por outro lado ouvir rádio é uma tarefa mais difícil pois não existe a associação imagem / som. É possível ouvir música com o uso do implante embora certos instrumentos apresentem maior grau de dificuldade de compreensão.
  • Quais são os riscos do Implante Coclear?
    R: Podem ser divididos em Tópicos.

    Riscos Anestésicos
    O procedimento cirúrgico para a colocação do dispositivo interno do Implante Coclear é realizado sob anestesia geral. Riscos anestésicos relacionados são muito raros para a maioria dos pacientes. Entretanto para pessoas com condições médicas gerais debilitantes, o risco é maior.

    Riscos CirúrgicosO maior risco intraoperatório para a colocação do Implante Coclear está relacionado à realização da Timpanotomia Posterior e sua relação de proximidade com o nervo facial.
    O Nervo Facial percorre um trajeto por dentro de um canal ósseo na orelha média e está em risco durante cirurgias de Implante Coclear. Para evitar esta condição, monitoramento contínuo de sua atividade eletromiográfica é realizada durante toda a atividade operatória. Na maioria dos casos de lesão cirúrgica do nervo facial, a função é temporaria e tende a voltar ao normal após um tempo no pós operatório.

    Rejeição do Implante
    Como todo dispositivo cirúrgico implantável existe o risco de rejeição do dispositivo interno. Sua ocorrência é muito rara (1-2%) e necessita remoção cirúrgica se terapia medicamentosa falhar. 


    Coleção de sangue por baixo da pele da região operada (Hematoma)
    A formação de um hematoma no local da cirurgia pode ocorrer nos primeiros 2 a 3 dias após a realização do implante coclear. Isto se deve à manipulação dos tecidos durante a cirurgia e geralmente resolve-se com um curativo compressivo ou simples drenagem na beira do leito.
    Outras:
    Vertigem ou Tontura
    Zumbidos
    Alterações do Paladar
    Granuloma de reparação

    Outros riscos:
    Pessoas em uso de Implantes Cocleares podem:
    Ouvir sons de uma forma diferente. O som proporcionado por um implante coclear é diferente daquele som obtido através da audição normal de acordo com as pessoas que eram ouvintes e tornara-se implantadas. Usualmente os pacientes descrevem o som como mecânico, técnico ou sintético. Esta percepçãp muda com o tempo e os usuários não notam este aspecto artificial do som após algumas semanas de uso.

    É possível que a pequena audição residual que o paciente tenha seja perdida durante a colocação de um implante coclear. Isto se deve à possível destruição do conjunto de células auditivas remanescentes naquele ouvido.
    Não obter o resultado auditivo satisfatório como outros usuários de um memo dispositivo.
  • Será necessário a troca de pilhas do Implante Coclear assim como com os aparelhos auditivos tradicionais?
    R: A depender da marca do Implante Coclear usado é necessário o uso de pilhas. Outras marcas adotam o sistema de baterias recarregáveis.
  • Quando novas tecnologias surgirem para os Implantes Cocleares serei capaz de trocar meu Implante?
    R: Os implantes são compostos por duas partes: Uma interna, cirurgicamente implantada e outra externa , esta móvel e removível. è possivel realizar um "upgrad" do processador do sinal trocando-se a parte externa por uma dotada de aprimoramentos.
  • Terei alguma limtação para a realização de exames de imagem ou durante o embarque em aeroportos?
    R: Um dos componentes do Implante Coclear em sua parte interna é o Magneto que tem a função de aderi-se através um imã com antena externa. Alguns procedimentos serão limitados como a realização de exames de ressonãncia magnética. Apesar do fornecedor do implante garantir que exames deste tipo possam ser realizados, laboratórios tendem a recusar para o exame os pacientes usuários de implante coclear. Quando o exame for imprescindível, é indicada a retirada do magneto para a realização do exame e sua posterior recolocação.
    Aeroportos geralmente não configuram um problema pois são dotados de pessoal especializados em segurança aeroportuária apta a receber e liberar tais pacientes.





    fonte: http://www.centrodeorl.com.br/implante/perguntas%20frequentes.htm
    acesso: 14/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário