Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Inclusão ou Exclusão?

                       Não diria que estamos proximos de uma inclusão verdadeira, ams sim que estamos no caminho pra esta inclusão, as vezes em passos lentos e mancos, com os pés calejados. As vezes com mais afinco, as vezes mais cançados. O que mais me preocupa é que muitas vezes ficamos preguiçosos nessa caminhada e não percebemos que a cadapasso atrasado muitos são os prejudicados.
                      Me preocupo muito com a formação do educador que ja sai da graduação preparado para excluir. Quando o educador se prende apenas no estudo das teorias ele não se prepara par as situaçãoes reais dos da sala de aula. Assim mais do que promover cursos teoricos é necessario que seja promovido um contado real do educador e educando antes mesmo da graduação do professor. Isso se mostra ainda mais necessario quando lembramos da educaçaõ especial em que que muitos professores completamente despreparados acabam não promovendo  escolarização do aluno. Alguns educadores passam anos e anos lecionando sem terem contato com algum aluno especial e quando se depar com este em sala de aula enfrenta a estranheza de não saber lidar com a situação e acaba sendo negligente as necessidades dos alunos,podendo trata-lo como um bebe ignorando sua idade real ou mesmo ignorar que esta está na classe.
E você leitor como enxerga nosso atual modelo de inclusão? você acredita que estejamos proximos de atingir este objetivo, a inclusão real, ou na situação atual tudo lhe parece apenas um sonho distante???

Nenhum comentário:

Postar um comentário