Páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Recomendação de Livros


Hoje gostaria de recomendas dois livros que foram importantes pra mim na area pedagogica, são eles:  Aprendizagem na Atualidade- Neuropsicologia e Desenvolvimento na Inclusão e Educação do Surdo No Brasil.

Aprendizagem na Atualidade
Aprendizagem na Atualidade- Neuropsicologia e Desenvolvimento na Inclusão/ Luiza Elena L. Ribeiro do Valle...[et al.] organizadores. –Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2010
Abordando a aprendizagem e a relacionando com a saude o livro trás uma serie de textos que emglobam desde complicações perinatais até transtornos sociais. Podemos aprender um pouco mais sobre transtornos de aprendizagem, autismo, dislexia e outros;

“O tema aprendizagem é o objetivo principal deste livro, em que discutimos a educação em suas interfaces com a saude e com temas voltados para o desenvolvimento e a adaptação na relação sociocultural, o que prevê a interdisciplinaridade dos etudos de pesquisadores e especialistas.
Nós defendemos a tese de que o aprendizado efetivo pode ser melhorado a partir da integração muldisciplinar das discussões, que não reduzemo aluno aos muros de sua sala de aula, nem modifiquem critérios ou expectativas para aparentar sucesso
O aprendizado se relaciona com as ações que integram familia, escola e comunidade e ocorrem quando promovem no individuo suas habilidades e o reconhecem como cidadão. Cada um de nós nasce com habilidades particulares , com diversidades infinitas, e todos podem, e devem, de acordo com as espectativas legais, contribuir na sociedade com o desenvolvimento de competencias, que serão tambem a realização pessoal que se faz com aprendizagem.
As áreas de conhecimento se completam como em um quabra-cabeças que da sentido a pequenas peças, ao liberta-las da fragmentação que as isola de um contexto real, dificultando a solução na vid apratica. A participação cidadã prevê um sistema que inclui desejos e sonhos, em que diferenças se abracem e celebrem a diversidade, com a preocupação em reunir ideias na construção de um mundo ”
(Extraido da contra-capa do Livro)


A Educação do Surdo no Brasil
A educação dos Surdos no Brasil/ Maria Aparecida Leite Soares.- 2.ed.- Campinas,SP: Autores Associados, 2005.
“A autora deste livro, professora do dpartamento de fonoaudiologia da Universidade federal de São Paulo, proura compreender, atraves da analise de diferentes praticas utilizadas na educaçãodo surdo, as razões pelas quais os pedagogos colocaram em segundo plano a aprendizagem das disciplinas escolares, procedimentoque não ocorria em relação aos aluno considerado “normal” . Isso a surpreendia porque constatava, como já afirmara Cardano, no seculo XVI, que a surdez, por sim mesma, não afeta a capacidade de aprender.
Na procura de respostas, vai refletindo sobre as propostas educacionais oferecidas aos surdos, a partir de nossas raizes europeias, mas centrando-se no Brasil, Instituto Nacional de Educação do Surdo (Ines), seculo XX, instituição pública estatal, ainda hoje altamente significativa nesta especificidade educativa ”
(Extraido da contra-capa do Livro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário