Hoje gostaria de recomendas dois
livros que foram importantes pra mim na area pedagogica, são eles:
Aprendizagem na Atualidade- Neuropsicologia e Desenvolvimento na Inclusão
e Educação do Surdo No Brasil.
Aprendizagem na Atualidade |
Aprendizagem na Atualidade- Neuropsicologia e
Desenvolvimento na Inclusão/ Luiza Elena L. Ribeiro do Valle...[et al.]
organizadores. –Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2010
Abordando a aprendizagem e a relacionando com a
saude o livro trás uma serie de textos que emglobam desde complicações
perinatais até transtornos sociais. Podemos aprender um pouco mais sobre
transtornos de aprendizagem, autismo, dislexia e outros;
“O tema aprendizagem é o objetivo principal
deste livro, em que discutimos a educação em suas interfaces com a saude e com
temas voltados para o desenvolvimento e a adaptação na relação sociocultural, o
que prevê a interdisciplinaridade dos etudos de pesquisadores e especialistas.
Nós defendemos a tese de que o aprendizado
efetivo pode ser melhorado a partir da integração muldisciplinar das
discussões, que não reduzemo aluno aos muros de sua sala de aula, nem
modifiquem critérios ou expectativas para aparentar sucesso
O aprendizado se relaciona com as ações que
integram familia, escola e comunidade e ocorrem quando promovem no individuo
suas habilidades e o reconhecem como cidadão. Cada um de nós nasce com
habilidades particulares , com diversidades infinitas, e todos podem, e devem,
de acordo com as espectativas legais, contribuir na sociedade com o
desenvolvimento de competencias, que serão tambem a realização pessoal que se
faz com aprendizagem.
As áreas de conhecimento se completam como em
um quabra-cabeças que da sentido a pequenas peças, ao liberta-las da
fragmentação que as isola de um contexto real, dificultando a solução na vid
apratica. A participação cidadã prevê um sistema que inclui desejos e sonhos,
em que diferenças se abracem e celebrem a diversidade, com a preocupação em
reunir ideias na construção de um mundo ”
(Extraido da contra-capa do Livro)
A Educação do Surdo no Brasil |
A educação dos Surdos no Brasil/ Maria
Aparecida Leite Soares.- 2.ed.- Campinas,SP: Autores Associados, 2005.
“A autora deste livro, professora do
dpartamento de fonoaudiologia da Universidade federal de São Paulo, proura
compreender, atraves da analise de diferentes praticas utilizadas na educaçãodo
surdo, as razões pelas quais os pedagogos colocaram em segundo plano a
aprendizagem das disciplinas escolares, procedimentoque não ocorria em relação
aos aluno considerado “normal” . Isso a surpreendia porque constatava, como já
afirmara Cardano, no seculo XVI, que a surdez, por sim mesma, não afeta a capacidade
de aprender.
Na procura de respostas, vai refletindo sobre
as propostas educacionais oferecidas aos surdos, a partir de nossas raizes europeias,
mas centrando-se no Brasil, Instituto Nacional de Educação do Surdo (Ines),
seculo XX, instituição pública estatal, ainda hoje altamente significativa
nesta especificidade educativa ”
(Extraido da contra-capa do Livro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário