Páginas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Por que / Por quê / Porque ou Porquê?


       Até hoje eu me confundo muito com o usos desses porquês, então tentando me esclarecer e ajudar também o leitor eu fui no site do Brasil Escola (Vou muito nesse site pra estudar ), la eu busquei o texto que está a abaixo falando sobre estes tão confusos porquês. Espero que o texto seja útil, bons estudos!

Existem várias formas de diferenciar a forma exata de utilizar os porquês, entenda em quais situações utilizar cada um.

O uso dos porquês


O uso dos porquês é um assunto muito discutido e traz muitas dúvidas. Com a análise a seguir, pretendemos esclarecer o emprego dos porquês para que não haja mais imprecisão a respeito desse assunto.

Por que

O por que tem dois empregos diferenciados:

Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que, possuirá o significado de “por qual razão” ou “por qual motivo”:

Exemplos: Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)
Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)

Quando for a junção da preposição por + pronome relativo que, possuirá o significado de “pelo qual” e poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais.

Exemplo: Sei bem por que motivo permaneci neste lugar. (pelo qual)

Por quê

Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quêdeverá vir acentuado e continuará com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.

Exemplos: Vocês não comeram tudo? Por quê?
Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.

Porque

É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”.

Exemplos: Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova. (pois)
Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo. (uma vez que)

Porquê

É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.

Exemplos: O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo)
Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão)


Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras

Por que / Por quê / Porque ou Porquê?

extraído do site Brasil Escola, disponível em http://www.brasilescola.com/gramatica/por-que.htm

Um comentário:

  1. Sou muito bom em português,adoro escrever,mas sempre me confundo com esses ''porquês?'' Afinal de conta porque tantos porquês,minha vida já tem porques o bastante... rsrs

    ResponderExcluir