Páginas

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

OS CINCO PARÂMETROS DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA:


Configuração das Mãos
a forma das mãos presente no sinal


Ponto de Articulação
é o lugar onde incide a mão predominante configuradapodendo tocar alguma parte do corpo, como também estar em um espaço neutro vertical ou horizontal.


Movimento
é um parâmetro que pode envolver uma grande quantidade de formas e direções


Orientação/direcionalidade
os sinais tem uma direcionalidade em relação aos parâmetros acima


Expressão facial e ou corporal
esse parâmetro é de fundamental importância na linguagem de libras, pois eles vão permitir a transmissão de sentimentos e intensidades.


Assim como tudo em nossa sociedade, o ensino de Libras e suas características são dotados de estereótipos que devem ser quebrados e só a pesquisa ajudará nesse processo. Muitos entendem como libras apenas o alfabeto manual, mas existem diversas outras configurações de mãos que permitem o entendimento da linguagem de forma mais completa, em um modelo que faz mais sentido tanto para o ouvinte e o próprio surdo. Em breve farei mais postagens sobre esse assunto, pois as temáticas são muitas e uma postagem apenas não seria suficiente.

fonte: blog O Pedagogento _ Pedagogia sem frufrus

5 comentários:

  1. muito boa sua postagem, mostra com clareza os movimentos dos cinco paramentos. Com certeza vai me ajudar muito. Lara, Pedagogia

    ResponderExcluir
  2. Aproveitei e divulguei o seu blog na página do meu blog ok

    ResponderExcluir
  3. Bom recurso para ensino dos paramentro da lingua de sinais.

    ResponderExcluir
  4. Não é linguagem de sinais e sim Língua de sinais na explicação dos parâmetros o material está bom, porém esse detalhe precisa ser corrigido

    ResponderExcluir