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terça-feira, 27 de dezembro de 2011

AMS cursos

Eu recomendo de hoje, AMS cursos
http://www.amscursos.com.br/
 eu vou fazer :  DEFICIÊNCIA  INTELECTUAL – (MENTAL) -  120 horas/aula



Realização: AMSCURSOS
Apoio: Associação de Professores de MG em convênio com a Secretaria de Estado da Educação/MG
PROGRAMA DOS CURSOS:
01 – CURSOS PREPARTÓRIOS CONCURSO SEE/MG
 ASSISTENTE TÉCNICO EDUCACIONAL – ATE
 ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO BÁSICA – ATB
 ANALISTA EDUCACIONAL – ANE
 ANALISTA EDUCACIONAL / INSPEÇÃO ESCOLAR – ANE/IE
 ESPECIALISTA EM  EDUCAÇÃO (Orientação e supervisão)
 PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA                                                                                                        
02 – COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E/OU ALTERNATIVA E SUA APLICAÇÃO NO DIA A DIA DA ESCOLA
        INCLUSIVA E REGULAR –  120 horas/aula
Objetivo: Capacitar professores de escolas especiais e escolas inclusivas no uso dos sistemas alternativos e suplementares de
                              comunicação, visando atender  a demanda  de comunicação e estimulação da aprendizagem das crianças e jovens
especiais, desenvolvendo  material e atividades dentro da perspectiva escolar.
 Uma nova visão da educação especial na educação inclusiva
 O atendimento educacional especializado
 Introdução à Comunicação
 O desenvolvimento da linguagem
 A linguagem da criança com NEE
 A comunicação alternativa e suplementar
 Sistemas  gráficos: Bliss, PIC e PCS - ( Picture Communication Symbols)
 Currículo funcional
 Metodologia PECS
 Critérios para a definição pela comunicação alternativa e suplementar : Entrevista/ Avaliação/ Questionário para os
pais / Definindo caminho de trabalho na CSA
 Estratégias de treinamento
 Idéias para ambientes de imersão em símbolos
 Equipe/ família/ escola
 Workshop de pranchas de diversos tipos
 Workshop de material concreto
 Workshop de jogos e atividades
 Desenvolvimento de uma pasta de temas
 A CSA no dia a dia da sala de aula
 Dicas e soluções no dia a dia da comunicação alternativa e/ou suplementar
 Atividades com livros de histórias
 Workshop: boardmaker – como utilizar
 Demonstração de programas para utilização na CSA
 Uso de comunicadores: o que é, para que servem, demonstração do gotalk
 Opções de acessibilidade do Windows
 Demonstração de acionadores de baixo custo
 Brinquedos com acionadores
 Apresentação de casos clínicos e discussão
Professores: Nivânia Maria de Melo Reis  e equipe
(Material necessário para este curso: 01 pasta preta com 50 plásticos – cada aluno deve ter a sua – Kit  de embalagem  de
                                                                 higiene  em uma caixa de sapato)       03 – TRANSTORNO GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO -  (Condutas Típicas)  – 120 horas/aula
       
Objetivo: Levar ao conhecimento dos educadores as especialidades dos alunos com condutas típicas: tipos, características, forma de
                              aprendizagem
 Caracterização dos transtornos globais
 Síndromes: neurológicas, genéticas, metabólicas, etc
 Distúrbios psiquiátricos;
 Distúrbios neurológicos;
 Distúrbios psicológicos;
 Transtorno invasivos do desenvolvimento;
 Aspectos pedagógicos dos alunos com transtorno globais;
 Linguagem e transtorno globais
 O trabalho com a família do aluno com transtorno globais
 Oficinas de aprendizagem
Professores: Maria Bernadete Gravito, Adriana Lima Pereira Azevedo, Letícia  Silva, Luciana  Hoffert  e Dr. Alexandre  Hatem
04 - DEFICIÊNCIA  INTELECTUAL – (MENTAL) -  120 horas/aula
Objetivo: Dar ao professor, subsídios teóricos e práticos capacitando-o para realização plena de seu trabalho com o aluno especial
 Desenvolvimento normal e patológico
 O que é deficiência  intelectual: Características
 Causas e prevenção
 Deficiência intelectual X Doenças intelectual    
 Deficiência intelectual X Dificuldades de aprendizagem
 Transtorno globais com deficiência intelectual
 Possibilidades e aprendizagem
 A inclusão da pessoa com deficiência intelectual na escola comum
 O Deficiente intelectual e o mercado de trabalho
 A família da pessoa com deficiência intelectual
 Propostas de atividades para a sala de aula
Professores: Maria Bernadete Gravito, Adriana Lima Pereira Azevedo
05 – SALA DE RECURSOS –  120 horas/aula
       Objetivo: O objetivo do curso é oferecer aos participantes conhecimento teórico-prático para atuar com alunos com deficiência intelectual,
                              transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades no contexto da sala de recursos, proporcionando confecção de
                             materiais adaptados que auxiliem no dia-a-dia desse aluno a fim de promover a construção de conhecimentos.
1- Breve histórico da inclusão escolar
2- Sala de recursos
2.1- Definição
2.2- Fundamentação legal
2.3- Objetivos
2.4- Alunos atendidos
3- Atendimento Educacional Especializado
3.1- Alunos com deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
4- Papel do professor na sala de recursos
4.1- Formação
4.2- Atribuições
5- Ajudas técnicas, tecnologias  assistivas, recursos e materiais
5.1 - Definição
5.2 - Modalidades
5.3 - Sugestão de recursos
5.4- Oficinas para confecção de materiais
Professores: Maria Bernadete Gravito, Adriana Lima Pereira Azevedo, Letícia  Silva
06 - PROCESSOS EDUCATIVOS  E A GESTÃO DA SALA DE AULA -   40 horas/aula
Objetivos:  O curso tem como objetivo contribuir com a formação e  atualização dos professores utilizando recursos que possam encantar os
alunos, motivando-os para a aprendizagem e novas descobertas.Compreendendo  melhor o processo de Ensino Aprendizagem
 A importância do planejamento: por que, para quem e como planejar?
 A Teoria da  Inteligências  Múltiplas e sua aplicação no trabalho do docente
 A Competência e a Habilidade no contexto da aprendizagem escolar
 Barreiras para aprendizagem
 Contribuições das neurociências em processo educativo
 Alunos portadores de necessidades especiais e a inclusão
Avaliação Escolar
 O papel do professor, do aluno e da família nas práticas avaliativas
 Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais – como relacioná-los  à avaliação
 Como elaborar bons instrumentos de avaliação
 Instrumentos de avaliação: construção, aplicação e análise de resultados
Liderança na sala de aula
 Princípios básicos de liderança; como ter autoridade sem ser autoritário
 Perspectiva preventiva da disciplina: como negociar com os alunos e fazer com que cada um perceba o valor de sua
colaboração para a solução de problemas da turma
 Conflito e solução de problemas: etapas essenciais para a solução de problemas: a personalidade dos alunos e do
professor e sua relação com a administração da sala de aula
 Empatia entre professor e aluno: como adaptar comportamentos de forma a aproximar o professor de sua turma
 Barreiras para aprendizagem
 Técnicas de ensino: comportamento e ambiente, planejamento, gestão de tempo, dinâmicas  de grupo, o  uso da
tecnologia, estratégias motivacionais para o bom andamento da rotina escolar
Professora: Ângela Grossi
07 – SECRETARIA ESCOLAR E  SUAS INOVAÇÕES –  40 horas/aula
   (Secretários, auxiliares, Diretores, pedagogos, Inspetores e Secretários de Educação).
 A função e atribuição do secretário escolar
 Ética profissional e relação interpessoal.
 Excelência no atendimento ao público.
 Introdução aos estudos das leis: LDB e legislações vigentes aplicadas na educação:
 -  Análise, críticas e quadro comparativo (Visão geral da Educação Brasileira).
 Resoluções, pareceres e legislações básicas referentes à vida escolar do aluno.
 Organização e funcionamento: Ensino Infantil / Fundamental/Médio/Ed. de jovens e adultos  e Ed. Profissional.
 O ensino fundamental  de nove anos :  “Ações e desafios”
 Currículo e quadro curricular
 Estrutura para elaboração do Regimento Escolar e proposta pedagógica.
 Escrituração escolar (cálculo de carga horário, matrículas, histórico escolar, guias de transferência, declarações e
atestados escolares, ficha individual de alunos, arquivo, calendário, cronogramas de serviço, organograma escolar e
correspondência oficial.
      Professores: Maria Geralda  Cupertino  e  Vitória Magalhães
08 –  IMPLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO , DA AVALIAÇÃO E DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO –  40 horas/aula
       
Objetivo: Compreender os fundamentos do planejamento, da avaliação e do currículo na educação.
                             Relacionar atividades de planejamento, avaliação e currículo à qualidade da educação.
                              Identificar tipos de planejamento educacional, os vários instrumentos de avaliação e as organizações  curriculares possíveis
                       
           1 – Planejamento, Avaliação e currículo:
 Fundamentos, concepções e necessidades
 Importância no processo de transformação da prática
 Implicações na autonomia profissional
 Função social da escola e suas implicações para o planejamento, a avaliação e o currículo
 O planejamento e avaliação no âmbito do sistema educacional: hierarquia, autonomia e responsabilidade
 Estudo dos efeitos da prática pedagógica orientada mediante: Planejamento Estratégico; Plano de
desenvolvimento da Educação; Plano de desenvolvimento da Escola ;  Projeto Político Pedagógico e Projetos de
Trabalho.
 O contexto internacional, as reformas educativas e a avaliação educacional: os exames tradicionais; a avaliação
formativa e avaliação sistêmica
 Conhecendo o currículo na prática: organizações curriculares possíveis
Professora: Ms .Verônica Cristina de Almeida e Silva de Barros Figueiredo09 - ESCREVENDO PELA NOVA ORTOGRAFIA   -   Entenda as Principais Mudanças –  40 horas/aula
       Objetivo: Assimilar, com eficiência e dinamismo, as novas regras estabelecidas pelo novo Acordo Ortográfico
                                 
 História do Acordo
 Alfabeto Atualizado
 Maiúsculas e Minúsculas: Mudanças Facultativas e Obrigatórias
 A Queda do  Trema
 Mudanças Acentuais
 O acento nos Ditongos abertos: éu, éi, ói
 Hífen: Uma eterna Dor-de-Cabeça
 Dupla Ortografia: Verbos em IAR e Outros Estudos
 Acentos Diferenciais: Polêmica Inacabável
 Mudanças Gerais: Apóstrofo / Verbos Credelevê /  Verbos em OAR: Voar, perdoar e outros
 Prática: 500 exercícios
                    -  Pela  Múltipla Escolha
                    -  Pela Reescritura do Texto
                    -  Pela Revisão
                      Professor: Marco Antonio Vilela  -  ( Prof. Vilela)
10 – ARTE- EDUCAÇÃO – Perspectiva pedagógica e multicultural –  40 horas/aula
Objetivo:Instrumentalizar  o educador, por meio de vivências criativas e fundamentação conceitual, para o cumprimento da função sóciopolítica-pedagógica da Arte na Educação.
OFICINA DE TEATRO  - A arte de representar brincando                                                                                                      
 Exercícios de improvisação individuais e coletivos;
 Atividades de aquecimento vocal, corporal e de desinibição;
 Embasamento teórico;
 Exercícios ligados a várias técnicas de interpretação;
 Técnicas do jogo cênico  e da arte do palhaço
 Ressignificação de objetos utilizados nos jogos cênicos
            Facilitador: Bruno Godinho (Cia de Yepocá)        
HISTÓRIAS COM BONECOS, SOMBRAS E OBJETOS – Contar de histórias –uma arte com múltiplos recursos
 Embasamento teórico - Breve histórico do Teatro de Bonecos
 Exercícios de criatividade individuais e coletivos
 Dinâmicas de  Contação de Histórias: exercitando a capacidade narrativa
 Exercícios de sensibilização: o despertar das mãos, os objetos de infância
 Dinâmicas de Manipulação de Objetos e Bonecos
 O Teatro de Sombras- teoria e experimentações
 Improvisações com base nas técnicas aprendidas no curso
     Facilitadora: Débora  Mazzochi  (Aldeia Teatro de Bonecos)
OFICINA DE DANÇA – Uma linguagem possível na Escola
 O ensino de dança no universo da Arte-educação e da escola.
 Aplicação de conceitos apresentados, na prática do ensino da dança
 Práticas de consciência corporal e pesquisa do movimento
 Interação corpo-mente-percepção-emoção
 Contato com elementos cênicos para aplicação no ensino de dança.
 Implicações metodológicas sobre a dança e seu ensino.
      Facilitadora: Carla Normagna
MURAL PLANETÁRIO – Experiência com Projeto de Artes integradas
 Mural figurativo-abstrato - criatividade, composição artística e elementos formais: o desenho, as cores, as formas, as
texturas, a temática conceitual.
 O diálogo entre  poesia,  música, expressão corporal e artes plásticas
 Transformação de vivências individuais em construção coletiva
 Simulação de projetos pedagógicos interdisciplinares
 Fortalecimento de trabalho em equipe
 Formação de reeditores da metodologia para criação de painéis temáticos na escola e na comunidade
Facilitadora: Raquel Romano  11 – PRÁTICAS EM SALA DE AULA - OFICINAS EM AÇÃO –   1º ao 6º ano –  40 horas /aula
    A PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
 Compreendendo as relações oralidade/escrita:
 Trabalhando com ditado e cópia
 Primeiros contatos com o texto escrito
 Procedimentos a partir de um domínio mínimo da escrita pelos alunos
 Trabalhando com os elementos textuais: coesão e coerência
 Trabalhando com os tipos de texto: textos literários, textos informativos , textos publicitários
 Trabalhando com o erro do aluno: reescrita do texto
       COMPETÊNCIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA.
 Análise crítica dos PCNs.
 Conceito de Número.
 Construção do Número. Calculo Mental.
 Origem dos Símbolos Matemáticos.
 Operações Básicas.
 Resolução de Problemas.
 Etnomatemática.
 Jogos Matemáticos. Torre de Hanói.
 Geometria e Jogos.
Professora: Siomara  Campolina
12 – MUSICALIZAÇÃO NA SALA DE AULA
 Iniciação a sensibilização musical
 Aula teóricas sobre: som, ritmo, melodia, harmonia, vibrações timbre
 Técnica vocal
 Jogos musicais
                                                   
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES DOS CURSOS
TELEFONES: (31) 3274-9363 – 3024-9363
             
 PERÍODO DE REALIZAÇÃO DOS CURSOS:
                                         
 Capacitação professores:
              09, 10, 11, 12, 13, 14, 16, 17, 18, 19, 29, 21 de janeiro de 2012 – Curso 120 horas/aula
               09,10,11,12 de janeiro de 2012  - (Curso capacitação – 40 h/a)
              CARGA HORÁRIA: 120 e 40 Horas/aula
 Curso preparatório concurso:
             10  a 18 de janeiro -  (Exceto dia 15/01)   -  (Conhecimentos específicos e gerais)
               10,11,12,13,14    – (Conhecimentos gerais – Português e matemática)
     CARGA HORÁRIA: 80 e 40 Horas/aula
 HORÁRIO: 08  horas/Almoço: 12 às 13:30hs/ Término: 17:30 hs

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