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eu vou fazer : DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – (MENTAL) - 120 horas/aula
Realização: AMSCURSOS
Apoio: Associação de Professores de MG em convênio com a Secretaria de Estado da Educação/MG
PROGRAMA DOS CURSOS:
01 – CURSOS PREPARTÓRIOS CONCURSO SEE/MG
ASSISTENTE TÉCNICO EDUCACIONAL – ATE
ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO BÁSICA – ATB
ANALISTA EDUCACIONAL – ANE
ANALISTA EDUCACIONAL / INSPEÇÃO ESCOLAR – ANE/IE
ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO (Orientação e supervisão)
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA
02 – COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E/OU ALTERNATIVA E SUA APLICAÇÃO NO DIA A DIA DA ESCOLA
INCLUSIVA E REGULAR – 120 horas/aula
Objetivo: Capacitar professores de escolas especiais e escolas inclusivas no uso dos sistemas alternativos e suplementares de
comunicação, visando atender a demanda de comunicação e estimulação da aprendizagem das crianças e jovens
especiais, desenvolvendo material e atividades dentro da perspectiva escolar.
Uma nova visão da educação especial na educação inclusiva
O atendimento educacional especializado
Introdução à Comunicação
O desenvolvimento da linguagem
A linguagem da criança com NEE
A comunicação alternativa e suplementar
Sistemas gráficos: Bliss, PIC e PCS - ( Picture Communication Symbols)
Currículo funcional
Metodologia PECS
Critérios para a definição pela comunicação alternativa e suplementar : Entrevista/ Avaliação/ Questionário para os
pais / Definindo caminho de trabalho na CSA
Estratégias de treinamento
Idéias para ambientes de imersão em símbolos
Equipe/ família/ escola
Workshop de pranchas de diversos tipos
Workshop de material concreto
Workshop de jogos e atividades
Desenvolvimento de uma pasta de temas
A CSA no dia a dia da sala de aula
Dicas e soluções no dia a dia da comunicação alternativa e/ou suplementar
Atividades com livros de histórias
Workshop: boardmaker – como utilizar
Demonstração de programas para utilização na CSA
Uso de comunicadores: o que é, para que servem, demonstração do gotalk
Opções de acessibilidade do Windows
Demonstração de acionadores de baixo custo
Brinquedos com acionadores
Apresentação de casos clínicos e discussão
Professores: Nivânia Maria de Melo Reis e equipe
(Material necessário para este curso: 01 pasta preta com 50 plásticos – cada aluno deve ter a sua – Kit de embalagem de
higiene em uma caixa de sapato) 03 – TRANSTORNO GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO - (Condutas Típicas) – 120 horas/aula
Objetivo: Levar ao conhecimento dos educadores as especialidades dos alunos com condutas típicas: tipos, características, forma de
aprendizagem
Caracterização dos transtornos globais
Síndromes: neurológicas, genéticas, metabólicas, etc
Distúrbios psiquiátricos;
Distúrbios neurológicos;
Distúrbios psicológicos;
Transtorno invasivos do desenvolvimento;
Aspectos pedagógicos dos alunos com transtorno globais;
Linguagem e transtorno globais
O trabalho com a família do aluno com transtorno globais
Oficinas de aprendizagem
Professores: Maria Bernadete Gravito, Adriana Lima Pereira Azevedo, Letícia Silva, Luciana Hoffert e Dr. Alexandre Hatem
04 - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – (MENTAL) - 120 horas/aula
Objetivo: Dar ao professor, subsídios teóricos e práticos capacitando-o para realização plena de seu trabalho com o aluno especial
Desenvolvimento normal e patológico
O que é deficiência intelectual: Características
Causas e prevenção
Deficiência intelectual X Doenças intelectual
Deficiência intelectual X Dificuldades de aprendizagem
Transtorno globais com deficiência intelectual
Possibilidades e aprendizagem
A inclusão da pessoa com deficiência intelectual na escola comum
O Deficiente intelectual e o mercado de trabalho
A família da pessoa com deficiência intelectual
Propostas de atividades para a sala de aula
Professores: Maria Bernadete Gravito, Adriana Lima Pereira Azevedo
05 – SALA DE RECURSOS – 120 horas/aula
Objetivo: O objetivo do curso é oferecer aos participantes conhecimento teórico-prático para atuar com alunos com deficiência intelectual,
transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades no contexto da sala de recursos, proporcionando confecção de
materiais adaptados que auxiliem no dia-a-dia desse aluno a fim de promover a construção de conhecimentos.
1- Breve histórico da inclusão escolar
2- Sala de recursos
2.1- Definição
2.2- Fundamentação legal
2.3- Objetivos
2.4- Alunos atendidos
3- Atendimento Educacional Especializado
3.1- Alunos com deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
4- Papel do professor na sala de recursos
4.1- Formação
4.2- Atribuições
5- Ajudas técnicas, tecnologias assistivas, recursos e materiais
5.1 - Definição
5.2 - Modalidades
5.3 - Sugestão de recursos
5.4- Oficinas para confecção de materiais
Professores: Maria Bernadete Gravito, Adriana Lima Pereira Azevedo, Letícia Silva
06 - PROCESSOS EDUCATIVOS E A GESTÃO DA SALA DE AULA - 40 horas/aula
Objetivos: O curso tem como objetivo contribuir com a formação e atualização dos professores utilizando recursos que possam encantar os
alunos, motivando-os para a aprendizagem e novas descobertas.Compreendendo melhor o processo de Ensino Aprendizagem
A importância do planejamento: por que, para quem e como planejar?
A Teoria da Inteligências Múltiplas e sua aplicação no trabalho do docente
A Competência e a Habilidade no contexto da aprendizagem escolar
Barreiras para aprendizagem
Contribuições das neurociências em processo educativo
Alunos portadores de necessidades especiais e a inclusão
Avaliação Escolar
O papel do professor, do aluno e da família nas práticas avaliativas
Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais – como relacioná-los à avaliação
Como elaborar bons instrumentos de avaliação
Instrumentos de avaliação: construção, aplicação e análise de resultados
Liderança na sala de aula
Princípios básicos de liderança; como ter autoridade sem ser autoritário
Perspectiva preventiva da disciplina: como negociar com os alunos e fazer com que cada um perceba o valor de sua
colaboração para a solução de problemas da turma
Conflito e solução de problemas: etapas essenciais para a solução de problemas: a personalidade dos alunos e do
professor e sua relação com a administração da sala de aula
Empatia entre professor e aluno: como adaptar comportamentos de forma a aproximar o professor de sua turma
Barreiras para aprendizagem
Técnicas de ensino: comportamento e ambiente, planejamento, gestão de tempo, dinâmicas de grupo, o uso da
tecnologia, estratégias motivacionais para o bom andamento da rotina escolar
Professora: Ângela Grossi
07 – SECRETARIA ESCOLAR E SUAS INOVAÇÕES – 40 horas/aula
(Secretários, auxiliares, Diretores, pedagogos, Inspetores e Secretários de Educação).
A função e atribuição do secretário escolar
Ética profissional e relação interpessoal.
Excelência no atendimento ao público.
Introdução aos estudos das leis: LDB e legislações vigentes aplicadas na educação:
- Análise, críticas e quadro comparativo (Visão geral da Educação Brasileira).
Resoluções, pareceres e legislações básicas referentes à vida escolar do aluno.
Organização e funcionamento: Ensino Infantil / Fundamental/Médio/Ed. de jovens e adultos e Ed. Profissional.
O ensino fundamental de nove anos : “Ações e desafios”
Currículo e quadro curricular
Estrutura para elaboração do Regimento Escolar e proposta pedagógica.
Escrituração escolar (cálculo de carga horário, matrículas, histórico escolar, guias de transferência, declarações e
atestados escolares, ficha individual de alunos, arquivo, calendário, cronogramas de serviço, organograma escolar e
correspondência oficial.
Professores: Maria Geralda Cupertino e Vitória Magalhães
08 – IMPLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO , DA AVALIAÇÃO E DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO – 40 horas/aula
Objetivo: Compreender os fundamentos do planejamento, da avaliação e do currículo na educação.
Relacionar atividades de planejamento, avaliação e currículo à qualidade da educação.
Identificar tipos de planejamento educacional, os vários instrumentos de avaliação e as organizações curriculares possíveis
1 – Planejamento, Avaliação e currículo:
Fundamentos, concepções e necessidades
Importância no processo de transformação da prática
Implicações na autonomia profissional
Função social da escola e suas implicações para o planejamento, a avaliação e o currículo
O planejamento e avaliação no âmbito do sistema educacional: hierarquia, autonomia e responsabilidade
Estudo dos efeitos da prática pedagógica orientada mediante: Planejamento Estratégico; Plano de
desenvolvimento da Educação; Plano de desenvolvimento da Escola ; Projeto Político Pedagógico e Projetos de
Trabalho.
O contexto internacional, as reformas educativas e a avaliação educacional: os exames tradicionais; a avaliação
formativa e avaliação sistêmica
Conhecendo o currículo na prática: organizações curriculares possíveis
Professora: Ms .Verônica Cristina de Almeida e Silva de Barros Figueiredo09 - ESCREVENDO PELA NOVA ORTOGRAFIA - Entenda as Principais Mudanças – 40 horas/aula
Objetivo: Assimilar, com eficiência e dinamismo, as novas regras estabelecidas pelo novo Acordo Ortográfico
História do Acordo
Alfabeto Atualizado
Maiúsculas e Minúsculas: Mudanças Facultativas e Obrigatórias
A Queda do Trema
Mudanças Acentuais
O acento nos Ditongos abertos: éu, éi, ói
Hífen: Uma eterna Dor-de-Cabeça
Dupla Ortografia: Verbos em IAR e Outros Estudos
Acentos Diferenciais: Polêmica Inacabável
Mudanças Gerais: Apóstrofo / Verbos Credelevê / Verbos em OAR: Voar, perdoar e outros
Prática: 500 exercícios
- Pela Múltipla Escolha
- Pela Reescritura do Texto
- Pela Revisão
Professor: Marco Antonio Vilela - ( Prof. Vilela)
10 – ARTE- EDUCAÇÃO – Perspectiva pedagógica e multicultural – 40 horas/aula
Objetivo:Instrumentalizar o educador, por meio de vivências criativas e fundamentação conceitual, para o cumprimento da função sóciopolítica-pedagógica da Arte na Educação.
OFICINA DE TEATRO - A arte de representar brincando
Exercícios de improvisação individuais e coletivos;
Atividades de aquecimento vocal, corporal e de desinibição;
Embasamento teórico;
Exercícios ligados a várias técnicas de interpretação;
Técnicas do jogo cênico e da arte do palhaço
Ressignificação de objetos utilizados nos jogos cênicos
Facilitador: Bruno Godinho (Cia de Yepocá)
HISTÓRIAS COM BONECOS, SOMBRAS E OBJETOS – Contar de histórias –uma arte com múltiplos recursos
Embasamento teórico - Breve histórico do Teatro de Bonecos
Exercícios de criatividade individuais e coletivos
Dinâmicas de Contação de Histórias: exercitando a capacidade narrativa
Exercícios de sensibilização: o despertar das mãos, os objetos de infância
Dinâmicas de Manipulação de Objetos e Bonecos
O Teatro de Sombras- teoria e experimentações
Improvisações com base nas técnicas aprendidas no curso
Facilitadora: Débora Mazzochi (Aldeia Teatro de Bonecos)
OFICINA DE DANÇA – Uma linguagem possível na Escola
O ensino de dança no universo da Arte-educação e da escola.
Aplicação de conceitos apresentados, na prática do ensino da dança
Práticas de consciência corporal e pesquisa do movimento
Interação corpo-mente-percepção-emoção
Contato com elementos cênicos para aplicação no ensino de dança.
Implicações metodológicas sobre a dança e seu ensino.
Facilitadora: Carla Normagna
MURAL PLANETÁRIO – Experiência com Projeto de Artes integradas
Mural figurativo-abstrato - criatividade, composição artística e elementos formais: o desenho, as cores, as formas, as
texturas, a temática conceitual.
O diálogo entre poesia, música, expressão corporal e artes plásticas
Transformação de vivências individuais em construção coletiva
Simulação de projetos pedagógicos interdisciplinares
Fortalecimento de trabalho em equipe
Formação de reeditores da metodologia para criação de painéis temáticos na escola e na comunidade
Facilitadora: Raquel Romano 11 – PRÁTICAS EM SALA DE AULA - OFICINAS EM AÇÃO – 1º ao 6º ano – 40 horas /aula
A PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Compreendendo as relações oralidade/escrita:
Trabalhando com ditado e cópia
Primeiros contatos com o texto escrito
Procedimentos a partir de um domínio mínimo da escrita pelos alunos
Trabalhando com os elementos textuais: coesão e coerência
Trabalhando com os tipos de texto: textos literários, textos informativos , textos publicitários
Trabalhando com o erro do aluno: reescrita do texto
COMPETÊNCIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA.
Análise crítica dos PCNs.
Conceito de Número.
Construção do Número. Calculo Mental.
Origem dos Símbolos Matemáticos.
Operações Básicas.
Resolução de Problemas.
Etnomatemática.
Jogos Matemáticos. Torre de Hanói.
Geometria e Jogos.
Professora: Siomara Campolina
12 – MUSICALIZAÇÃO NA SALA DE AULA
Iniciação a sensibilização musical
Aula teóricas sobre: som, ritmo, melodia, harmonia, vibrações timbre
Técnica vocal
Jogos musicais
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES DOS CURSOS
TELEFONES: (31) 3274-9363 – 3024-9363
PERÍODO DE REALIZAÇÃO DOS CURSOS:
Capacitação professores:
09, 10, 11, 12, 13, 14, 16, 17, 18, 19, 29, 21 de janeiro de 2012 – Curso 120 horas/aula
09,10,11,12 de janeiro de 2012 - (Curso capacitação – 40 h/a)
CARGA HORÁRIA: 120 e 40 Horas/aula
Curso preparatório concurso:
10 a 18 de janeiro - (Exceto dia 15/01) - (Conhecimentos específicos e gerais)
10,11,12,13,14 – (Conhecimentos gerais – Português e matemática)
CARGA HORÁRIA: 80 e 40 Horas/aula
HORÁRIO: 08 horas/Almoço: 12 às 13:30hs/ Término: 17:30 hs
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