Páginas

sábado, 2 de julho de 2011

Programa Família-Escola de Belo Horizonte (MG)


OLA todo mundo, é desse projeto que eu vou fazer parte como estagiário:

Programa Família-Escola de Belo Horizonte (MG)

Programa Família-Escola de Belo Horizonte (MG)
Programa Família-Escola de Belo Horizonte (MG)
Programa Família-Escola de Belo Horizonte (MG)
Tema(s) da prática::
  • Divulgação em veículos de comunicação
  • Melhoria da Infraestrutura da Escola
  • Mobilização rede de relacionamento
Parceiros:
  • Secretarias Municipais de Educação: Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (MG)
Unidade(s) Federativa(s):: MG


Recurso Estratégico: Fórum e Jornal Família-escola; Alô Educação; Colegiados Escolares; Comitê de Mobilização; Mobilização Cultural
Objetivos:
Objetivo geral

Criar rede de colaboração, diálogo e parceria entre famílias, escolas, comunidades e serviços públicos para garantir a permanência, o aprendizado e o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.

Objetivos específicos

- fomentar a participação das famílias nas escolas como estratégia de construção de corresponsabilidade nos resultados escolares dos estudantes;
- ampliar o acompanhamento qualificado da frequência escolar;
- difundir temas importantes para o desenvolvimento dos estudantes na escola e na sociedade;
- fortalecer a gestão democrática nas escolas;
- dialogar com os demais serviços públicos e programas sociais de maneira a estabelecer redes locais de apoio às famílias dos alunos.
Descrição:

Em maio de 2005, um grupo de familiares de alunos solicitou à Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED/BH) um espaço para dialogar sobre a educação de seus filhos. Em atendimento a solicitação, a Secretaria desenvolveu canais institucionalizados para incentivar a parceria e promover o diálogo entre os responsáveis pelos alunos, gestores e profissionais de Educação, com o objetivo de melhorar o aproveitamento do ensino oferecido na rede.

Essas iniciativas têm sido desenvolvidas por meio do Programa Família-Escola que inclui a adoção de estratégias para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) do município.

Histórico

Em 2005, a SMED/BH:

• realizou o 1º Fórum Família-escola. O evento corresponde a reuniões periódicas, para as quais são convidados pais, mães e responsáveis pelos alunos da rede. Nesses encontros, as famílias podem tirar dúvidas, dar sugestões, aprender e ensinar. Foram realizados Fóruns centralizados, para toda a rede, e regionalizados, para facilitar a participação das comunidades de determinado bairro ou região. A SMED/BH estima que mais de 5 mil famílias estiveram presentes nessas reuniões.
• criou o Núcleo de Mobilização Social;
• inaugurou o Alô Educação – Ouvidoria;
• lançou o Jornal Família-escola;
• elaborou e distribuiu “Agendinhas” que seriam utilizadas como meio de interação/comunicação entre os responsáveis pelos alunos e os profissionais da escola;
• realizou o 1º ciclo de debates com Colegiados Escolares;

Em 2007, promoveu encontros com as famílias dos alunos. Os relatos apresentados nessas atividades resultaram na publicação do livro A voz das famílias e a escola - Com a palavra as famílias. A obra foi elaborada em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e a Fundação Itaú Social.

Em 2008, realizou a Mostra Plural com o tema Família-Escola.

Em 2009, formou o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Belo Horizonte, composto por representantes da sociedade civil e membros da Prefeitura e da SMED/BH.

Leia mais:
Programa Família-escola de BH é divulgado em mesa de interesse da CONAE


fonte>http://mse.mec.gov.br/index.php?Itemid=228&option=com_zoo&view=item&category_id=61&item_id=35

acesso em 02/07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário