![]() |
analfabetismo político |
Analfabetismo Politico
“o home é uma animal politico” (Aristóteles)
O analfabetismo politico é marcado pela indiferença as relações sócias. Comumente relacionamos politica a corrupção, como se fossem inseparáveis, este é apenas o principio desse mal. Nos acomodamos a pensar assim: todo politico é ladrão, não há nada que se possa fazer para mudar isso. Assim realmente nos acomodados como vitimas desinteressadas. O mal vem sobre nós e tudo o que fazemos é esperar, calados ou tripudiando sem agir, assemelhamo-nos as galinhas do abatedouro e não fazem mais do que catar milhos, botar ovos e dormir empoleiradas.
O individuo analfabeto-politico não participa das decisões administrativas sociais. Nem mesmo sabe o porquê desejaria fazê-lo. Ouvem-se muitas reclamações do modelo politico atual, porém, assim como os políticos que nos cobrem de promessas nas eleições, os cidadãos cobrem os políticos de “ameaças” e reclamações, mas não agem para que algo mude. Muitos dos problemas que temos hoje, principalmente os da área de saúde e educação poderiam ser amenizados, talvez até resolvidos com o desenvolvimento de politicas publicas. Justamente pelo acomodo dos cidadãos a politica se torna mais manipulável e corruptível.
Não poderia haver politica sem ética, de modo que a ética deva ser o elemento regulador da politica. Vamos pensar na seguinte situação, como no senado, se você pudesse escolher seu próprio salario, quando você desejaria ganhar? Imagino que não pouco, agora pense e se você ainda pudesse decretar aumentos do salario de tempo em tempo, onde seu salario ia chegar?
Pois é pensou? Perceba que nossas governantes escolhem seus próprios salários. Elaboram uma “votação” onde um grupo decreta seus próprios aumentos de salario. Não bastasse isso, ainda tem a capacidade de roubar mais e mais do dinheiro publico.
No campo da educação vemos a possibilidade de iluminar o individuo para que este conheça seus direitos e deveres, tanto na vida social quando na politica. Através da educação podemos tornar o individuo conhecedor das situações politicas e permitir a ele um embasamento critico para discutir, decidir e se posicionar politicamente. Uma vez sendo dotado dessa capacidade critica o individuo está apto a participar efetivamente do mundo politico e exercer sua cidadania. O principal desafio é justamente fazer com que o individuo se interesse por isso, que saia do seu cômodo cativeiro e busque orientação e participação.
Responda agora (V) ou (F)
( )_todo politico é corrupto e não há nada que se possa fazer;
( )_ conhecendo os as citações politicas criticamente o individuo deve evitar participar da vida politica da comunidade;
( )_ se continuarmos no nosso cômodo analfabetismo tudo vai mudar pra melhor.
Bom se alguma das suas respostas foi (V), ainda há muito que se fazer por você, meu conselho, leia o texto de novo. E busque formar suas opiniões com algum embasamento da realidade do panorama politico da atualidade. Não seja um analfabeto, não aceite todo sem criticas. Quando paramos pra pensar percebemos o quanto somos seres políticos em todas as nossas relações. Seja na família que respeita o padrão do patriarquismo, quase como um separador de castas, onde os indivíduos devem cumprir seus respectivos papeis para não gerar uma crise ou mesmo no trabalho, onde varias disposições e normas nos privam dentro de um regimento também para evitar crises, e onde o descumprimento dessas normas gera inúmeras consequências e pressões, onde a hierarquia supera o patriarquismo e assume um regime ainda mais autoritário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário