Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

QUE É UMA PESQUISA CIENTÍFICA?  

Prof. Dr. Daniel Augusto Moreira
Toda dissertação de mestrado é um documento escrito, mas nem todo documento escrito é uma dissertação, embora às vezes exista essa pretensão. O que devemos levar em conta é que uma dissertação deve se basear numa pesquisa científica, pois essa condição está ligada à própria natureza do mestrado, qual seja, a de iniciar a formação de pesquisadores. É para isso justamente que a dissertação é exigida: ela representa um treino inicial, que irá impulsionar o aluno para o doutorado, onde ele se afirmará definitivamente como pesquisador.
Na dissertação, para que ela cumpra com sua finalidade, deverão estar presentes todos aqueles elementos que caracterizam a pesquisa científica de boa qualidade.
Vamos aos conceitos. Antes de mais nada:
“Pesquisa científica é um processo de busca, tratamento e transformação de informações, levado a efeito segundo determinadas regras fornecidas pela Metodologia da Pesquisa.”
Já aprenderemos muita coisa apenas pelo fato de esmiuçar a definição acima. Assim, compreende-se imediatamente que a pesquisa científica gira em torno de informações. Tudo começa com dúvidas e desconhecimentos na cabeça do pesquisador: há coisas que ele não sabe, mas gostaria de saber ou, em outras palavras, há informações que ele gostaria de conhecer. Chamemos a essas de informações R (a letra R indica resultado). Para chegar às informações R - que geralmente não estão disponíveis na forma em que o pesquisador as deseja - o pesquisador irá planejar e empreender a coleta de outras categorias de informações, que chamaremos de informações D (a letra D indica dados). Na mediação entre as informações R e as informações D existe um processo de transformação, que recebe o nome de “análise de dados”.
Texto de autoria do Prof. Dr. Daniel Augusto Moreira. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1986). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo e professor titular do Centro Universitário Nove de Julho. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Analfabetismo Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: analfabetismo funcional, ensino e pesquisa em administração, produtividade, administração de emrpresas e administração. (Texto informado pelo autor)

sobre a citação acima>>>o autor dessa citação é (Moreira, 1999). e a baixo segue uma outra desse mesmo.
“A pesquisa científica assemelha-se a um jogo, que deve ser jogado dentro de certas regras; em parte, são estas regras que tornam delicado e por vezes complexo o treinamento do pesquisador. Trabalhos acadêmicos em geral, trabalhos de conclusão de curso (formatura), dissertações e teses necessitam de um orientador para acompanhar o pesquisador novato, pelas dificuldades criadas pela própria natureza da pesquisa. Fazer pesquisa científica não é um trabalho solto e descontraído, é um trabalho metódico, que deve caminhar dentro de certos preceitos e obedecer a certas regras, para que seja considerado de boa qualidade.” (Moreira, 1999).

acesso em 15/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário