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quarta-feira, 11 de maio de 2011

comentando o livro : pesquisa em educação. Vilma aparecida Gimenes da Cruz. – São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011

Quando falamos em pesquisa logo me vem a cabeça os tempos de colégio, os trabalhos em grupos e as visitas a biblioteca para buscar informações. That’s the question! Eu exclamei lendo o livro da disciplina de pesquisa, eis a questão! Foi nesse livro que encontrei as perguntas que fundamentam a pesquisa: “o que conhecer”, apontando o objeto da pesquisa; “por que conhecer”, apontando a motivação da pesquisa; “para que conhecer”, indicando o objetivo; “como”, apontando a metodologia; “com quê”, apresentando as ferramentas da pesquisa e “onde”, indicando o espaço utilizado e analisado na pesquisa. Estas perguntas definem os parâmetros da pesquisa.
Dividimos a pesquisa cientifica em duas vertentes: a quantitativa e a qualitativa. Na primeira nomenclatura vemos a pesquisa que busca resultados pela analise das quantidades, dos números, na segunda vemos a pesquisa que se aprofunda buscando resultado na resposta dos das causas, das motivações que induzem as problemáticas. Dentro destes dois tipos de pesquisa nos desdobramos em classificações quanto ao método de pesquisa, a forma na qual ela foi feita. Em alguns casos veremos que o pesquisador interage diretamente com o objeto da pesquisa em outros casos atua apenas como observador.
É importante frisar que a pesquisa não é uma simples reflexão a respeito de uma problemática, mas sim o desenvolvimento dessa reflexão, que busca respostas e que analisa a fundo os paramentos da situação. Dessa forma agrega-se valor a pesquisa que segue os parâmetros determinados e que expõe de maneira clara e objetiva o tema a ser pesquisado e seus resultados. Quando vamos elaborar uma pesquisa, seja ela qualitativa ou quantitativa nós seguimos estes parâmetros. A principio define-se o assunto da pesquisa, buscamos as fontes, elaboramos o projeto, analisamos os dados colhidos para buscar maior embasamento e enfim redigimos a pesquisa fundada nos materiais uteis que foram utilizados no desenvolvimento.
Na segunda parte do livro nos foram apresentadas as normas da ABNT para formatação e apresentação dos trabalhos. De certa forma foi um dos conteúdos mais importantes aprendidos, levando-se em conta que devemos seguir sempre estas normas em todas trabalhos, assim teremos de observa-las em todo período da faculdade e também quando nos formarmos, seja na busca por uma pós-graduação, mestrado ou mesmo doutorado.  Sabemos que tudo na nossa vida, tanto acadêmica como também na pessoal precisamos de organização, assim são as normas da ABNT, organizam os trabalhos num perfil reconhecível e plausível. Lembrando a já citada pesquisa cientifica, para que esta valida e reconhecida ela precisa seguir normas de padronização, normas estas que a ABNT esclarece.

Livro: pesquisa em educação. Vilma aparecida Gimenes da Cruz. – São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011

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