Páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

perguntas freqüentes sobre o implante coclear

1- Um paciente com implante coclear pode realizar atividades aquáticas como natação e tomar banho de mar?

Resp: Sim. A parte interna do implante coclear não tem contato direto de a parte externa, portanto ela está protegida do contato com a água. A parte externa deve ser removido antes de atividades aquáticas, da mesma maneira que deve ser removida antes do paciente tomar banho. A unidade externa de algumas marcas tem a característica chamada de "splash proof", ou seja, tem resistência a umidade e a chuva por algum tempo.

2-Posso fazer esportes depois de realizar o implante coclear?

Resp: Sim! Atividades físicas não são uma restrição ao uso do implante coclear. Dependo do esporte (como lutas) aconselha-se remover a unidade externa.

3-Há possibilidade de rejeição do implante coclear?

Resp: A unidade interna do implante coclear é feita de materiais bio compatíveis como silicone, titânio e platina. A chance de rejeição é praticamente zero, uma vez que estes materiais foram extensivamente usados em outras próteses usadas no corpo humano.

4-A cirurgia para colocação do implante coclear é feita no cérebro?

Resp: A colocação da unidade interna é feita através de uma cirurgia no crânio, mas não há contato com o cérebro. Uma incisão é feita na parte posterior da orelha onde a unidade interna é colocada.

5-Depois de quanto tempo tenho que trocar o meu implante coclear?

Resp: A unidade interna do implante coclear é feita para durar a vida inteira. A unidade externa pode ser substituída conforme o uso (assim como qualquer aparelho eletrônico). Em média sua durabilidade é de 7 anos. A unidade interna pode eventualmente ser trocada dependendo de cada paciente, apesar de ser feita para durar para sempre; pois se uma criança colocar o implante coclear com 6 meses de idade, é possível que ela queira trocar a unidade interna quando ficar mais velha devido aos avanços tecnológicos (e não devido ao mal funcionamento). Um bebê que colocou o implante com 6 meses, pode eventualmente trocar até 3 vezes a unidade interna no decorrer de sua vida devido à avanços tecnológicos.

6-Posso ter paralisia da face quando faço o implante coclear?

A possibilidade de paralisia facial pode ocorrer nas cirurgia de ouvido mas é muito remota. O nervo facial, que move a face, passa dentro da parte média do ouvido. Quando realizamos a cirurgia de implante coclear, chegamos próximo ao nervo. Para evitar lesões no nervo facial, além de treinamento e conhecimento anatômico, usamos um monitor de nervo facial. Este aparelho fornece informações sobre a localização do nervo e assim auxília na prevenção de paralisia facial.

7-Posso viajar de avião e entrar em bancos?

Resp: Como qualquer outra prótese metálica, o implante coclear é acusado pelos detectores de metal. Para isso o usuário possui um carteirinha que informa a sua condição de portador do implante coclear.

8-Um bebê que fez implante coclear, quando cresce, tem que ser reoperado para a colocação de um novo implante, uma vez que o crânio cresceu?

Resp: Não. A cóclea humana já tem seu tamanho definitivo ao nascimento e a unidade interna é feita para se acomodar ao crescimento do crânio.

9-O implante coclear atrai raios?

Resp: Não. Isto é uma lenda popular.

10-Posso fazer ressonância magnética sendo usuário de implante coclear?

Resp: É possível realizar a ressonância em portadores de implante coclear desde alguns cuidados sejam tomados. O imã da unidade interna deve ser removido antes do exame e recolocado após. O radiologista deve ser avisado e é aconselhável que a máquina de ressonância não tenha mais que 1,5 Tesla (unidade de intensidade do campo magnético gerado pela máquina de ressonância).

acesso em /18/042011

Nenhum comentário:

Postar um comentário