Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

meu amado Tchaikovsky

BIOGRAFIA DO COMPOSITOR

Piotr Ilich Tchaikovsky (1840-1893)

Piotr Ilich Tchaikovsky (1840-1893) tornou-se ainda em vida o compositor russo mais celebrado e permanece, desde então, como um dos mais conhecidos e mais amados. Foi um dos membros da primeira turma a graduar-se no Conservatório de S. Petersburg. Imediatamente após foi admitido no Conservatório de Moscou para ensinar harmonia. De 1876 a 1890 foi o protegido da rica Nadezhda Filaretovna von Meck, o que lhe permitiu devotar-se completamente à composição.
Durante toda sua vida, Tchaikovsky foi o único compositor profissional russo. Suas óperas sempre foram bem recebidas no Teatro Imperial. De fato, no final de sua vida, muitas de suas óperas foram encomendadas pelo Czar Alexandre III. Como compositor, Tchaikovsky sempre procurou agradar o público pagante, de modo que seus trabalhos não ultrapassavam as convenções composicionais existentes.
A vida privada de Tchaikovsky foi atormentada por um profundo senso de insegurança. Era um homossexual enrustido do século XX, o que sem dúvida lhe causava muita angústia. Em 1877 casou com Antonia Miliukova em uma tentativa de mascarar sua homossexualidade. Tchaikovsky foi tremendamente infeliz nesse casamento sem amor, o que o levou a tentar o suicídio. Quando sua tentativa falhou, deixou sua mulher para viajar pela Europa. Ainda que este período tenha sido, obviamente, bastante estressante do ponto de vista emocional, Tchaikovsky conseguiu completar Eugene Onegin em 1879.
Em 1891, Tchaikovsky embarcou em uma breve jornada para o leste dos Estados Unidos onde regeu concertos em Nova Iorque, Filadélfia e Baltimore. Após seu retorno à Rússia, foi atormentado por uma instabilidade emocional, mas mesmo assim conseguiu trabalhar em sua última sinfonia, a Pathétique e reger a estréia da mesma, em 28 de outubro de 1893. Tchaikovsky morreu menos de duas semanas mais tarde.
Muitos escândalos envolveram a prematura e suspeitável morte de Tchaikovsky em 1893. Os mexericos sugeriam que ele havia se envolvido em casos de pederastia e que cometera suicídio por solicitação de uma corte de honra. Apesar das insinuações do escândalo, a sua morte ainda não foi esclarecida. De modo geral, considera-se que morreu de cólera, mas também há evidências que sugerem que tenha tomado uma dose fatal de veneno.
Alguns dos trabalhos mais populares de Tchaikovsky incluem os balés O Quebra Nozes e O Lago dos Cisnes; também escreveu aAbertura 1812, que pode ser ouvida anualmente nos Estados Unidos, no dia 04 de julho. Ainda que não tenha escrito muitas óperas como Verdi e Puccini, Tchaikivsky escreveu A Rainha de Espadas e Eugene Onegin, que ainda hoje são encenadas. Tchaikovsky amava a música folclórica de seu país, e muitos de seus trabalhos contêm a cor e o calor desta tradição popular. A simplicidade da expressão sentimental de Tchaikovsky contribuiu para que sua música fosse conhecida e amada por mais de um século.

acesso em 25/04/2011


Um comentário:

  1. sensacional seu blog, tô seguindo.
    sempre que puder passarei por aqui

    :d

    http://daianecristinasilva.blogspot.com/

    ResponderExcluir